Chamada global: Mobiprize premia inovação em transporte sustentável

Muitas cidades vêm trabalhando exaustivamente para transformar a qualidade de vida no ambiente urbano e revitalizar a economia ambiental por meio do transporte urbano. Agora é a hora de inspirarem outros locais pelo mundo! O ICLEI Ecomobility convida governos de municípios e estados e empreendedores privados de todo o mundo a se inscrever no Smart Mobiprize 2014. A premiação é um reconhecimento a iniciativas que empreendem, efetivamente, em políticas públicas, transparência de dados, desenvolvimento e outros elementos para a inovação no transporte urbano.

As inscrições acontecem até o dia 7 de julho pelo site. O vencedor do Mobiprize será honrado durante o Intelligent Transportation Systems (ITS) World Congress em Detroit, nos Estados Unidos, no mês de setembro.

Metrobus na Cidade do México. (Foto: City Clock Magazine)

Por que agora

Estima-se que 70% da população resida em ambientes urbanos até 2050. Essa tendência pode acarretar em cidades despreparadas para suportar a densidade urbana, agravando as mudanças climáticas, a desigualdade social, os congestionamentos e a qualidade de vida de toda a população.

O antigo modelo de transporte não vai sobreviver à densidade urbana e as cidades podem literalmente parar. Para se antecipar a este cenário, alguns gestores vêm investindo em transformações profundas agora, para abrir caminho no futuro a comunidades mais saudáveis, economias sustentáveis e cidades habitáveis.

O Prêmio

O Mobiprize nasceu em 2012 numa iniciativa da Universidade de Michigan com parceiros locais e internacionais e apoio da Rockefeller Foundation. No ano seguinte, o MobiPrize uniu-se ao Fórum Internacional do Transporte e foi apresentado em conferência anual na Alemanha;

Além de reconhecer iniciativas inovadoras, o Mobiprize conecta atores e promove o intercâmbio de ideias e oportunidades. Na premiação, estarão reunidos representantes de todas as partes do mundo, entre gestores públicos, empreendedores públicos e privados, acadêmicos, pesquisadores, e organizações de desenvolvimento internacional, investidores e sociedade civil.

Neste ano, são três categorias:

Grande MobiPrize: para empresas privadas de todo o mundo que investem no transporte sustentável e que existam há pelo menos meio ano.

Michigan MobiPrize: empresas privadas de Michigan que investem no transporte sustentável e que existam há pelo menos meio ano.

Cidade/Estado empreendedor: qualquer cidade, estado ou órgão governamental que venham comprovadamente promovendo inovação e empreendedorismo na mobilidade urbana sustentável.

Saiba mais