600 bikes na Copa em Salvador

 

Bike Parking Salvador funciona nos dias de jogo da Copa e é totalmente gratuito. (Foto: divulgação)

Em Salvador, uma ótima iniciativa está suprindo a falta de estacionamento para ir aos jogos da Copa do Mundo. Não, não estamos falando de carros. Mas do Bike Parking Salvador, bicicletário gratuito e totalmente seguro com 600 vagas pra quem optar pela bicicleta na ida à Arena Fonte Nova. O serviço, localizado em frente ao Fórum Ruy Barbosa, vai atender torcedores das 8h às 20h nos dias de jogos. Para estacionar a magrela e aproveitar o jogo com tranquilidade.

“A ideia é incentivar pessoas a se deslocarem de bicicleta, oferecendo um serviço organizado, seguro e totalmente gratuito aos usuários”, explica Pedro Monteiro, diretor da Compartibike, empresa responsável pela implantação do projeto. Ele lembra que a iniciativa é pioneira em Copas do Mundo. Para acessar o serviço, basta estar munido de documento. O cadastro é feito na hora e a bike é estacionada pela equipe local. Para retirá-la é preciso apresentar comprovante.

(Foto: Pedro Monteiro/Compartibike)

O projeto é uma iniciativa da Secopa Salvador (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014), do Salvador Vai de Bike e é patrocinada pelo Itaú.

Mobilidade sustentável na Copa

As cidades de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro já contam com sistemas BRT (Bus Rapid Transit) que chegam até os estádios. É o TransCarioca e o MOVE Antônio Carlos, respectivamente, transportando o público com rapidez e segurança. Sem dirigir, é possível festejar à vontade!

Outro projeto que incentiva o transporte sustentável na Copa do Mundo é o #voudeonibusnacopa, da NTU. É um site que traz o mapa das cidades sede e facilita a vida de muitos “perdidos” por aí. Basta selecionar uma cidade, e lá estarão os links para apps, sites públicos com as rotas dos ônibus e calendário dos próximos jogos.

 

E você, já foi ou vai a alguma partida da Copa?