Rio Smart City e a informação na palma da mão

O programa utiliza a tecnologia para disponibilizar informações aos usuários de forma rápida e inteligente (Foto: Ricardo Cassiano)

A Prefeitura do Rio lançou na última quarta, 11, o programa Rio Smart City, que vai fixar adesivos inteligentes em pelo menos cinco mil pontos de ônibus com informações sobre as linhas que circulam pela cidade. Disponível em português, inglês e espanhol, a plataforma procura a informação desejada a partir de bases de dados e a entrega ao usuário de forma rápida, legível e inteligente.

Com acesso ao aplicativo QR Code e à tecnologia NFC (Near Field Communication – Comunicação por Campo de Proximidade), basta aproximar o celular do adesivo para acessar o conteúdo, que inclui dados sobre o itinerário e a localização dos ônibus em tempo real, além de pontos turísticos próximos ao usuário. Os adesivos são compatíveis com os sistemas Android, IOS e Windows Phone.

Criado para atender inicialmente os turistas que estarão na cidade durante a Copa do Mundo, o programa pretende, em uma etapa posterior, englobar também os serviços da Central de Atendimento 1746 e do Procon Carioca, além de notícias locais e a agenda cultural da cidade.

Sobre o programa

A iniciativa começou há dois anos, quando o Rio ganhou o direito de aplicar a tecnologia ao sediar a edição de 2012 do Living Labs Global Awards (LLGA), competição internacional que premia cidades em busca de soluções inteligentes e inovadores para os problemas urbanos. Foi a primeira vez que o evento aconteceu na América Latina, e a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Rio estava entre os coordenadores. Um dois projetos premiados na ocasião foi o Contactless tags to bridge real and physical worlds, e o Rio, como cidade sede, teve prioridade na implementação da nova ferramenta, presente em mais de vinte cidades em todo o mundo.

Fontes: Prefeitura do Rio, O Globo, LLGA