Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Cidade em 1 Instante: vem com a gente conhecer o Rio!

O vencedor do concurso Cidade em 1 Instante pode conhecer o Rio de Janeiro com a equipe do TCFB (Foto: HDW/Reprodução)

Em 2011, a construção do primeiro corredor BRT do Rio foi anunciada. O Transoeste chegou em junho de 2012 e mudou a vida de muitos cariocas. São em média 135 mil passageiros beneficiados por dia com mais conforto e redução no tempo de viagem e quatro milhões atendidos a cada mês. Além dos benefícios diretos ao meio ambiente, com a redução das emissões de CO2, o Transoeste contribui para a diminuição dos congestionamentos, já que um ônibus BRT substitui, em média, mais de 100 carros em termos de passageiros transportados. E a qualidade é comprovada: 93% dos passageiros declararam-se satisfeitos com o BRT, apontando como principais vantagens a rapidez, o conforto e a segurança.

Leia mais →

 

2. Desmistificando o Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT)

Estratégias de desenvolvimento orientado ao transporte ajuda áreas urbanas a desenvolver sustentabilidade, uso do solo, planejamento do transporte, e design urbano para criar cidades mais orientadas às pessoas. Na foto, pequenos negócios e pedestres perto de uma estação do BRT Metrobús na Cidade do México. (Photo: Justin Swan/Flickr)

Cidades de todo o mundo estão na corrida para gerenciar com a rápida e muitas vezes descontrolada urbanização. Moradores das periferias suburbanas da Cidade do México, por exemplo, gastam até duas horas e meia se deslocando em cada sentido e 30% de sua renda mensal em transporte. Sem dúvidas, estes desafios serão agravados pelos 1,5 bilhões de pessoas que viverão nas cidades até 2030. Felizmente, esta tendência pode ser controlada: transformando o design urbano para focas nas necessidades das pessoas – não dos carros –para expandir o acesso às oportunidades, ao emprego, à educação e à saúde para os residentes.

Leia mais →

 

1. Better Blocks: transformando o ambiente urbano

Revitalização dos espaços urbanos por mais pessoas nas ruas (Foto: Better Block OKC/Reprodução)

Cruzamentos podem ser áreas perigosas em uma cidade, especialmente para os pedestres, mas não é tão difícil torná-los mais seguros.
Há quatro anos, em Dallas (Texas, EUA), o Better Block nasceu para provar isso. Com apenas dois mil dólares, fita adesiva e o objetivo de criar espaços mais comunitários, o projeto transformou uma rua comum em um espaço repleto de atividades, com lanches, áreas verdes e uma série de outras atrações.

Leia mais →