Iniciativa mapeia sinalização nas cidades brasileiras

 

Iniciativa “Sinalize” quer atentar para falta de sinalização para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo nas cidades brasileiras (Foto: orijinal).

Nosso país terá os olhos do mundo voltados para cá neste mês. Estamos prestes a receber 600 mil estrangeiros nas cidades sede da Copa do Mundo, além de três milhões de turistas brasileiros. Você, aí na sua cidade, considera fácil se deslocar a pé ou de transporte coletivo pelas ruas? Se encontrar um endereço, saber que ônibus pegar e em qual direção não é tarefa simples nem para moradores, quem dirá aos visitantes: falta sinalização. Por isso, o portal Mobilize lançou a iniciativa Sinalize, cujo objetivo é descobrir o quão preparadas estão nossas cidades para os deslocamentos a pé, de bike ou de transporte coletivo.

Com uma rede de voluntários e colaboradores, a expectativa é instigar também a gestão pública a melhorar a realidade da nossa sinalização urbana. O Mobilize desenvolveu um formulário de avaliação com base em leis, manuais, guias e melhores práticas de sinalização para garantir resultados assertivos.

Além de contar com voluntários em diversas cidades, a campanha é colaborativa e qualquer pessoa pode participar. Para tanto, o portal traz algumas recomendações: “sugerimos que as avaliações sejam feitas especialmente no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde, avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte. Mas todas as avaliações serão bem recebidas e computadas em nosso relatório final”, esclarece a matéria do site.

Basta acessar o site oficial e baixar os formulários de avaliação.

Os resultados podem ser acompanhados nesta página.

O lançamento há uma semana do início da Copa foi proposital: o site lembra que é bem provável que turistas estrangeiros, principalmente dos países desenvolvidos, estranhem a falta das “plaquinhas” tão comuns onde vivem. Selecionamos algumas fotos de sinalização urbana que gostaríamos de ver também nas nossas cidades. Confira:

(Foto: SmartSignBrooklyn)

(Foto: KOMUnews)

(Foto: Glyn Lowe Photoworks)

(Foto: ell brown)

(Foto: mlcastle)

(Foto: bradleypjohnson)

(Foto: Mike Licht, NotionsCapital.com)