Better Blocks: transformando o ambiente urbano

Revitalização dos espaços urbanos por mais pessoas nas ruas (Foto: Better Block OKC/Reprodução)

Cruzamentos podem ser áreas perigosas em uma cidade, especialmente para os pedestres, mas não é tão difícil torná-los mais seguros.

Há quatro anos, em Dallas (Texas, EUA), o Better Block nasceu para provar isso.

Com apenas dois mil dólares, fita adesiva e o objetivo de criar espaços mais comunitários, o projeto transformou uma rua comum em um espaço repleto de atividades, com lanches, áreas verdes e uma série de outras atrações.

Como eles se descrevem?

O projeto Better Block é uma ferramenta de demonstração que atua como uma “living charrete”*, possibilitando que as pessoas realmente se engajem no processo de transformação do ambiente urbano.

*Termo do design que indica um intenso período de planejamento.

A iniciativa surgiu em abril de 2010, quando um grupo de vizinhos se reuniu para revitalizar um uma quadra inutilizada do bairro onde moravam. Juntos, transformaram imóveis fora de uso e ruas largas em uma área que se tornou um imã para pessoas de todas as idades. Como? Com ciclovias, cafés, iluminação, áreas verdes, locais de descanso – criando espaços que essas pessoas podiam de fato utilizar.

Transformação é a base do Better Block, que parte de quatro princípios chave: segurança, acessibilidade, poder de atração e “amenidades de 8 a 80”, que significa oferecer opções para pessoas de todas as idades.

O projeto que começou no Texas hoje está espalhado pelos Estados Unidos, provando que nem sempre é preciso muito dinheiro para transformar o ambiente urbano; para começar, basta coletividade.

(Foto: Better Block OKC/Reprodução)

(Foto: Better Block OKC/Reprodução) 

(Foto: The Better Block/Reprodução)

Quer saber como construir um better block em seu bairro? Aqui você encontra um guia rápido com os princípios por trás do projeto. No vídeo abaixo, veja como funciona um Better Block, na comemoração do quarto aniversário do projeto em Dallas.

 Fonte: PSFK.com