Cidade em 1 Instante: Curitiba é um dos destinos do concurso

A capital paranaense, conhecida por sua preocupação com o planejamento urbano e qualidade de vida, é um dos lugares que elegemos para levar o ganhador do concurso fotográfico Cidade em 1 Instante, criado para comemorar os 3 anos do TheCityFixBrasil. O autor da melhor foto poderá escolher entre três capitais: Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. E, para ajudar nesta decisão, iniciamos uma série de matérias que irão apresentar as curiosidades de cada destino. A primeira foi Belo Horizonte.

Clique aqui e saiba como participar do concurso!

Venha com a gente conhecer Curitiba! (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Nos últimos 70 anos, as ruas de Curitiba registraram um aumento na quantidade de veículos muito acima da média mundial, passando de três mil para um milhão de carros. Isso acabou colocando a cidade como “a capital brasileira do transporte individual”, na lista divulgada pelo Banco Mundial no fim do ano passado. Mesmo assim, os títulos de “cidade modelo” e “cidade verde” continuam garantidos, graças aos investimentos em planejamento urbano e desenvolvimento metropolitano registrados no mesmo período.

Ali onde foi construído o primeiro calçadão do Brasil, já se pensando no bem estar do pedestre, também apareceram os primeiros ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit) vindos de fora. O paranaense ainda custa a abrir mão do carro (veja o quadro abaixo), mas sem dúvida se orgulha por buscar alternativas para o crescimento esperado em qualquer grande cidade.

A preferência pelo carro não tem nada a ver com o frio. Apesar de Curitiba ser conhecida pelas temperaturas baixas, personagens conhecidos como o Oil Man, mostram que tudo é possível, até mesmo pedalar de sunga pela cidade. Além disso, a cidade oferece como opção de lazer e passeio ao ar livre mais de 60 espaços culturais, entre eles o belíssimo Museu Oscar Niemeyer (MON), que tem o formato de um olho gigante. O Teatro Ópera de Arame e o Jardim Botânico, com seu famoso salão de vidro, são outros lugares famosos pelos olhares que consegue cativar.

Museu Oscar Niemeyer (Foto: Cássio Abreu/Flickr)

A terra dos escritores Paulo Leminski, Helena Kolody e Alice Ruiz oferece outros 30 parques e bosques para o visitante aproveitar a natureza, sendo um dos maiores índices de área verde do Brasil: 52 m² por habitante. Qualquer passeio pela cidade mostra que Curitiba merece mesmo o prêmio de “cidade mais sustentável do mundo”, como aconteceu em 2010, quando recebeu o prêmio do Globe Sustainable City Award, desbancando Sidney (Austrália), Malmö (Suécia), Murcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia).

Transporte modelo

Em 2010, Curitiba também recebeu um prêmio na área de transporte sustentável, o Sustainable Transport Award, entregue em Washington, que reconheceu o projeto de implantação da Linha Verde, formada por uma pista central exclusiva para ônibus biarticulado. “Curitiba foi uma vencedora muito sólida, com um plano municipal que integra todos os recursos estratégicos ligados à inovação e à sustentabilidade futura”, disse Jan Sturesson, presidente do júri e integrante do Fórum Econômico Mundial. Os jurados levaram em conta quesitos como preservação de recursos naturais, bem-estar, inovação e inteligência social dos projetos, transporte, cultura e lazer.

Curitiba é conhecida internacionalmente por seus projetos de transporte integrado e políticas de uso do solo (Foto: Curitiba Travel/Reprodução)

Quando a mobilidade ainda não era moda, Curitiba já tentava vestir essa camisa e criou, em 1965, um órgão para definir estratégias de planejamento urbano: o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Ali nascia a ideia de trazer o Bus Rapid Transit (BRT) para o Brasil – batizada de RIT (Rede Integrada de Transporte). Na década de 1990, foram construídas as conhecidas estações tubo que, além de modernizar o sistema, permitiu à capital paranaense a ampliação da sua rede integrada. Além dos 72 km de vias exclusivas, o sistema pretende oferecer, ainda, 90 km da Linha Verde. A primeira etapa do novo corredor já foi implantada. A Linha Verde é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal.

Jaime Lerner

Não tem como falar de Curitiba sem citar Jaime Lerner. Prefeito por três vezes e também governador do Paraná em dois mandatos, ele foi responsável por criar novos modelos e conceitos de urbanização ainda em 1971. Consultor da ONU para questões de urbanismo, presidente honorário de SIBRT e membro de conselhos consultivos de várias organizações internacionais voltadas para mudanças climáticas e sustentabilidade, Jaime Lerner foi eleito pela revista TIME  em 2010 como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo. “Curitiba trabalhou com uma visão integrada de cidade, que passou a ser pensada com estrutura: vida, trabalho, lazer e mobilidade, tudo isso foi trabalhado em conjunto. O que a gente fez foi utilizar esse conceito, e principalmente, fazer bom uso do solo. Por isso, somos referência”, disse Lerner, durante o III Congresso SIBRT, no ano passado.

Mande uma foto do espaço urbano da sua cidade e participe do concurso Cidade em 1 Instante! Você pode embarcar conosco para Curitiba e conhecer as opções de mobilidade e os espaços públicos da capital paranaense.