Cidade em 1 Instante: conheça Belo Horizonte, um dos destinos do concurso

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é um dos três destinos do concurso fotográfico Cidade em 1 Instante, em comemoração ao aniversário de 3 anos do blog. Mande sua foto e concorra! Nos próximos dias, conheça também mais sobre a mobilidade no Rio de Janeiro e em Curitiba, as outras cidades-destino do concurso.

 

A capital mineira está na linha de frente do cenário da mobilidade urbana nacional. Além de inaugurar seu primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit), o MOVE, a cidade fez belos avanços para se tornar mais humana e segura. Começando pela transformação do espaço urbano, antes tomado pelos carros, em favor das pessoas. Como já diz o ditado popular “uma coisa leva à outra”, o grande catalisador desta mudança foi o BRT, sistema que nasceu no Brasil e está em 168 cidades mundo afora.

Veja como a Av. Paraná, no centro de Belo Horizonte, era em 2011, e como está hoje:

(Antes: Google Maps/Depois: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

Sobre o sistema, o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, acredita que BH trabalhou para hoje estar à frente de outras cidades que receberão a Copa do Mundo. “Eu classificaria as cidades-sede da Copa em três grupos: as que buscaram implantar o BRT, grupo no qual Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília estão; as que se dedicaram a sistemas que nunca saíram do papel, com base ferroviária; e as cidades que fizeram um misto de obras viárias para o automóvel e alguma coisa tímida em relação a ônibus. Fico feliz que BH vai influenciar o país em termos de mobilidade”.

Andar por Belo Horizonte é deparar-se com um cenário pensado para o pedestre. Praças, árvores, mobiliário urbano que fazem da cidade mais agradável e trazem aconchego aos moradores. Tanto os mais jovens quanto os mais velhos estão nas ruas, seja para encontrar os amigos, conversar, ler um livro, ou mesmo aproveitar um momento de descanso num dos muitos bancos que a cidade oferece. O ciclista também tem espaço garantido. São mais de 50 km de ciclovias e ciclorotas. Iniciativas como Pedala BH, Mountain Bike e Bike Anjo BH são alguns dos incentivos que promovem ainda mais a bike como meio de transporte na capital mineira.

Para conhecer o mapa cicloviário e dos estabelecimentos bike-friendly, clique na imagem:

 

A sensação é de que a cidade está no caminho certo em busca de mais qualidade de vida para todos. Mas nem sempre foi assim. A capital mineira foi projetada em 1897 para, em um século, ter uma população de 100 mil habitantes. A meta falhou e hoje conta com 2,5 milhões de residentes. A consequência foram os altos níveis de congestionamento e de poluição do ar. Para transformar este cenário, a cidade agiu com a elaboração do PlanMobBH, o plano de mobilidade urbana da cidade. Hoje, as transformações estão tomando forma. Quer conhece-las de perto?

Mande uma foto do espaço urbano da sua cidade e participe do concurso Cidade em 1 Instante! Você pode embarcar para Belo Horizonte conosco e conhecer as opções de mobilidade e os novos espaços públicos da capital mineira.

Ciclovias em BH. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

Mobilidade urbano feito em benefício das pessoas. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

MOVE: um novo caminho para a mobilidade. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

Saem carros, entram pessoas. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)