Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Táxi na faixa exclusiva: bom pra quem?

Sem sentido: antes de revogada permissão de táxis em faixa exclusiva e corredor, ônibus e táxis disputavam espaço prioritário ao coletivo. (Foto: Viatrolebus/Reprodução)

São 32 as cidades brasileiras que contam com mecanismos de prioridade ao transporte por ônibus, como corredores ou faixas exclusivas. Destinar um espaço prioritário ao modal é uma necessidade quando este carrega tantos ou mais passageiros do que a soma das demais pistas. Considerando que uma faixa exclusiva de ônibus é capaz de transportar dez vezes mais pessoas por hora do que uma via para carros e que, no Brasil, 85% dos deslocamentos são feitos por ônibus, não há dúvidas: priorizá-lo é uma urgência.

Leia mais →

2. Dirigindo para o amanhã

Nova tecnologia pode mudar o modo como pensamos as estradas (Design gráfico: Sam Cornett/Reprodução)

E se fosse possível substituir o asfalto por um material mais eficiente e sustentável? E se esse material pudesse compensar o próprio custo de implantação ao longo do tempo produzindo energia?

A ideia é ambiciosa, mas já existe.

Leia mais →

1. MOVE: Belo Horizonte ganha novo corredor BRT

Pedestres têm circulação com segurança garantida na Av. Paraná, no centro da cidade (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

Menos de dois meses após o lançamento do seu primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit), a capital mineira ganhou seu segundo corredor: o MOVE Antônio Carlos. A partir de agora, a população e os visitantes de Belo Horizonte têm um modal rápido e confortável para viajar do centro até a região da Pampulha – onde fica o Mineirão, estádio que receberá jogos da Copa, passando pela área Hospitalar e pela Universidade Federal (UFMG). O TheCityFix Brasil, é claro, foi até a cidade acompanhar de perto a viagem inaugural e conta tudo pra você.

Leia mais →