Um semáforo como você nunca viu

(Divulgação)

Os tradicionais semáforos das vias urbanas ganharam um novo layout pelo designer coreano Hanyoung Lee. Com o objetivo de aumentar a visibilidade e segurança dos pedestres, uma projeção a laser que simula pessoas atravessando a rua é feita em frente aos carros. Segundo ele, a distração de motoristas e a pouca visibilidade que o modelo tradicional oferece, que podem causar sérios acidentes, foram as motivações para a nova proposta.

A parede virtual foi apresentada na Bienal Internacional de Design na França, em 2006, mas nunca foi implantada. A proposta é inovadora e, à primeira vista, tem potencial para proteger aqueles que escolhem caminhar nas ruas da cidade. Por outro lado, o semáforo também nos faz pensar se queremos um ambiente urbano com projeções virtuais a cada esquina. Pode ser que o projeto de Lee seja adequado ou nada aplicável, mas soluções criativas como esta são sempre bem vindas para inspirar novas medidas de segurança.

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

Totalmente inverso à tecnologia, um projeto para salvar vidas foi implantado nas ruas de Nova York utilizando tinta e sinalização baseados, claro, em excelentes análises técnicas do ambiente viário. A equipe do então prefeito Michael Bloomberg promoveu uma verdadeira transformação no design urbano da cidade. Uma solução simples e aplicável às realidades de muitas cidades. Veja as fotos:

 

(Foto: NYCDOT)

(Foto: NYCDOT)

(Foto: NYCDOT)

Fonte: Revista Carro Motors