SOLUTIONS: cidades definem parceria para soluções de transporte sustentável

Duas cidades brasileiras, Curitiba e Belo Horizonte, integram o projeto, que conta com o apoio da EMBARQ Brasil (produtora deste blog)

Parceiros do SOLUTIONS reunidos em Barcelona. O encontro definiu cidades que trabalharão em cooperação. (Foto: divulgação/SOLUTIONS)

Soluções urbanas começam a ganhar forma a partir de agora para as dez cidades integrantes do Projeto SOLUTIONS. Na última semana, o workshop “Promovendo soluções sustentáveis para a mobilidade urbana” marcou a primeira fase de ação da iniciativa. O encontro reuniu, em Barcelona, organizações parceiras, incluindo membros da rede EMBARQ, e representantes das cidades da Europa, Ásia, América Latina e Região do Mediterrâneo. O objetivo foi mapear melhores práticas e grandes desafios de cada cidade, reunindo-as em cinco duplas para que trabalhem em conjunto nos aspectos identificados como prioritários na atividade.

Entendendo o projeto

O SOLUTIONS conta com dez cidades, divididas em dois grupos: as cinco cidades líderes, que são responsáveis por compartilhar boas práticas com o segundo grupo, composto pelas cinco cidades empreendedoras. As soluções são baseadas nos seguintes eixos: transporte público, infraestrutura de transportes, logística urbana, planos de mobilidade urbana, gestão das redes de mobilidade urbana e veículos não poluentes.

No workshop, as cidades empreendedoras apresentaram sua situação em cada uma das áreas de atuação, com os pontos positivos, a melhorar e as áreas prioritárias. As cidades líderes, igualmente, apresentaram as condições atuais sob cada um dos elementos urbanos. Com a dinâmica, foi possível identificar a compatibilidade entre cidades de ambos os grupos para viabilizar a parceria das cidades em duplas. O quadro abaixo mostra o resultado desta dinâmica:

A partir de agora, cada dupla de cidades vai trabalhar em conjunto para propor soluções e catalisar sua implantação. Durante o próximo ano, as cidades empreendedoras visitarão sua cidade líder e vice-versa para um estudo de viabilidade das soluções propostas.

Neste cenário, a EMBARQ Brasil vai contribuir com a cidade de Belo Horizonte, de quem já é parceira, nos estudos de viabilidade de soluções que serão propostas em conjunto com a cidade alemã Bremen. Daniela Facchini, diretora de projetos e operações da EMBARQ Brasil, e Magdala Arioli, coordenadora de projetos de transporte e clima da EMBARQ Brasil, foram à Barcelona apresentar o panorama da cidade.

Belo Horizonte ganhará apoio da cidade alemã Bremen, que prioriza políticas de transporte não motorizado. A EMBARQ Brasil prestará assistência técnica para as soluções a serem implantadas. (Foto: reprodução/guidea)

“Belo Horizonte tem a excelente oportunidade de contar com uma cidade alemã que prioriza políticas em prol do transporte não motorizado. A troca entre ambas as cidades possibilitará que BH aprenda com a expertise dos técnicos alemãos para implantação das melhores práticas em transporte limpo, plano de mobilidade urbana. A capital mineira já deu início às operações do BRT MOVE e conta com 80km de ciclovias. Entendemos que o SOLUTIONS é uma ferramenta de qualificação do espaço urbano, impactando a qualidade de vida de todos os cidadãos”, pontua Magdala da EMBARQ Brasil.  que também explica que o processo de seleção das cidades pelo programa foi rigoroso e as mais comprometidas e interessadas têm agora a chance de integrar um projeto global em prol do desenvolvimento de soluções de baixo carbono.

Saiba mais

Projeto SOLUTIONS (Sharing Opportunities for Low Carbon Urban Transportation) é uma iniciativa da União Europeia que reúne 23 organizações, 20 cidades com assistência direta e indireta, e mais de 70 especialistas no desenvolvimento e implementação de uma agenda de cooperação global por soluções de baixa emissão de carbono em transporte público, infraestrutura de transportes, logística urbana, planos de mobilidade urbana, gestão das redes de mobilidade urbana e veículos não poluentes.

A intenção do programa é facilitar o diálogo e intercâmbio de iniciativas de mobilidade sustentáveis, promoção de políticas públicas de sucesso, fornecendo orientação e aconselhamento personalizado para os representantes municipais.