Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Ciclovias não causam congestionamentos

Se colocadas nas ruas certas, ciclovias não causam congestionamentos (Foto: Fast Company/Reprodução)

Uma das frequentes reclamações de quem se posiciona contra a construção de ciclovias é que, por ocupar um espaço que antes era usado apenas pelos carros, as vias exclusivas para ciclistas aumentam os congestionamentos. Na verdade, não é bem assim. Uma análise feita pela FiveThirtyEight, publicação conhecida pelas matérias construídas a partir da análise de dados, mostrou que novas ciclovias não causam nem aumentam congestionamentos – se colocadas nos lugares certos.

Leia mais →

2. A natureza gera mais felicidade do que o dinheiro

Estudos buscaram uma resposta científica para explicar por que a natureza oferece abrigo ao estresse da rotina urbana (Foto: Michigan Municipal League/Flickr) 

Para fugir do estresse causado pelos centros urbanos, muita gente busca abrigo ao ar livre, em meio a áreas verdes. A percepção de que a natureza nos faz bem talvez seja óbvia, mas dois estudos buscaram desvendar cientificamente as sensações que o verde nos causa e as razões para isso. Um estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, constatou que quanto mais área verde no bairro onde moram, mais felizes as pessoas dizem ser.

Leia mais →

1. O ‘bem-vindo’ Expresso DF Sul em Brasília

Veículos novos são atração do novo sistema (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A jovem Brasília, que ontem (21) completou 54 anos, está mostrando que um transporte de qualidade pode mudar ‘a cara’ e o humor de uma cidade inteira. Foi esse o sentimento que eu e a fotógrafa Mariana Gil tivemos, na última semana, ao dar uma volta no Expresso DF Sul, o novo sistema BRT de Brasília. Quem conhece a capital federal sabe que não é fácil encontrar opções de mobilidade e deslocamento que privilegiem as pessoas. São poucas as ciclovias existentes, as calçadas para os pedestres e até paradas de ônibus mais amigáveis.

Leia mais →