Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Quatro cidades e o desenvolvimento do transporte sustentável

Festival EcoMobility, em Suwon, na Coréia do Sul: durante um mês, o evento tentou fazer com o que os moradores vissem como seria um ambiente livre de carros (Foto: EcoMobility/Reprodução)

O transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem um impacto significativo no planeta em termos ambientais como tem o potencial de melhorar os espaços públicos, a saúde e a economia das cidades. As áreas urbanas já produzem 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e devem ser responsáveis por 65% do crescimento econômico global até 2025. Em outras palavras, elas são o cenário onde será travada a luta por um desenvolvimento mais sustentável. E essa luta já começou.

Leia mais →

2. Uma cidade segura é uma cidade justa

PRT ou Personal Rapid Transit: um novo conceito de transporte vindo Masdar City, em Abu Dhabi (Foto: The Times/Reprodução)

Enquanto as cidades crescem e seus impactos só aumentam, planejadores de transportes se vêem limitados porque seus “cintos de utilidades” são os mesmos de um século atrás. Se eu pudesse ilustrar a atual situação do setor de transportes, seria mais ou menos como se estivéssemos numa daquelas antigas bibliotecas dos filmes do Harry Potter, enquanto o mundo lá fora está na era dos Jetsons. Mesmo com as emissões dos transportes atingindo níveis críticos para o futuro do planeta, ainda encontramos enorme dificuldade em trocar o carro por alternativas sustentáveis.

Leia mais →

1. O novo jeito de estacionar em São Francisco

Tecnologia inteligente traz novo fôlego ao trânsito de São Francisco. A lógica é simples: liberar duas vagas de estacionamento por quadra evita voltas desnecessárias, trancando as vias. (Foto: Engadget/Reprodução)

Se andar de carro nos centros urbanos é difícil, imagina estacioná-lo. A busca por uma vaga, além de desgastante, traz sérias consequências para o trânsito, atrapalhando o fluxo do transporte coletivo, dos pedestres, ciclistas e dos próprios carros nas vias. Isso porque 34% dos congestionamentos são causados por pessoas em busca de uma vaga. Mas será que precisamos conviver com essa realidade? Donald Shoup, professor da Universidade da Califórnia (UCLA) e autor do livro The High Cost of Free Parking (O alto custo do estacionamento grátis, em tradução livre), aposta na tecnologia para que a resposta seja não.

Leia mais →