Você conhece o TransCarioca?

Ponte Pereira Passos, por onde passará o novo corredor BRT do Rio (Foto: Cidade Olímpica)

Você já conhece o TransCarioca?

O novo corredor BRT do Rio, com inauguração prevista para junho, tem 39 km de extensão e vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, cruzando bairros como Madureira, Vicente de Carvalho e Penha.

Mas isso não é difícil descobrir. Agora, você sabe o que esses 39 km vão significar em termos de mobilidade e produtividade?

Serão 450 mil pessoas beneficiadas todos os dias com uma economia de tempo estimada em 66% (cálculo referente ao trajeto da Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim). Mas os benefícios vão além. Para mostrar os impactos da obra de uma forma prática e visual, o portal Cidade Olímpica montou um grande infográfico navegável repleto de informações a respeito do novo corredor.

Infográfico reúne histórias e informações sobre o TransCarioca, que cruzará a cidade de ponta a ponta (clique na foto para acessar)

Dividido em quatro seções, o material reporta os impactos e melhorias trazidos pela nova linha. Novos caminhos, maior produtividade, economia de tempo e novas oportunidades abarcam diferentes dados e histórias de passageiros que terão sua rotina transformada pela nova opção de transporte.

O TransCarioca cruza o Rio de Janeiro de ponta a ponta. Conectar a cidade é conectar as pessoas – e a possibilidade de realizar o mesmo deslocamento em menos tempo representa um ganho na qualidade de vida. Em uma das seções do infográfico, dois vídeos comparam o trajeto da mesma passageira até o trabalho utilizando o BRT e um ônibus comum – a diferença de tempo é de uma hora. Com menos horas perdidas em deslocamento, aumentam a produtividade e a qualidade de vida, porque quem vive melhor produz mais.

Além disso, o processo de reurbanização ao longo do corredor prevê a construção de novas ciclovias, o alargamento de calçadas e vias, mais sinalização e paisagismo. Essa, afinal, é a pretensão de um sistema BRT: transformar a cidade e a vida das pessoas a partir da mobilidade.