Preparação ao BRT: workshop ‘Dia Um de Operação’ reúne técnicos e operadores em Brasília

Grupo de trabalho em ação durante atividades na capital federal. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A capital federal se prepara para receber seu primeiro sistema BRT, o Expresso DF Sul. Com 43 km de extensão, o BRT irá conectar as regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Park Way e Plano Piloto, diminuindo em 50 minutos o tempo de viagem atual. Cerca de 220 mil pessoas serão diretamente beneficiadas.

Porém, ainda em fase final de obras, o momento é de planejamento total. Durante todo dia de hoje (10/04), técnicos, operadores, gestores e demais envolvidos com o projeto BRT estão reunidos para o workshop “Dia Um de Operação” para alinhar ações ao dia inaugural do sistema e a semana seguinte. “O compromisso que temos com a sociedade é trazer a população de Gama e de Santa Maria até aqui em 40 minutos. Esse é o grande objetivo”, declarou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho. “Por isso, vimos na EMBARQ Brasil um grande parceiro para identificar problemas que sabíamos que existiam, mas não tínhamos a metodologia para pensar e organizar”, disse. O encontro é realizado pela EMBARQ Brasil, em parceria com o DFTrans e a FedEx.

Secretário José Walter. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Angélica Castro, consultora, foi diretora geral do TransMilenio (Colômbia). (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

As atividades do dia estão sendo conduzidas pelos consultores internacionais Angélica Castro e Mario Valbueno, da TransConsult, que avaliaram o sistema brasiliense ao longo da semana. Ambos passaram por cargos de chefia do BRT TransMilenio, em Bogotá, em momentos de inauguração de novas linhas. Os especialistas apresentam casos de sistemas latino-americanos que já passaram por momentos críticos de inauguração e promovem atividades em grupo para identificar ações prioritárias ao início da operação comercial em Brasília.

Todas as entradas de operação geram forte impacto nos atores municipais envolvidos, operadores e usuários. “O grande objetivo do planejamento de hoje é diminuir o impacto negativo e gerar uma percepção positiva”, destaca Valbueno.

Mais de 60 atores envolvidos no projeto BRT de Brasília participam do encontro. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Mario Valbueno, consultor, tem experiência internacional em implantação de BRT. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Sistema brasiliense já circula em “operação branca” desde 2 de abril. (Foto: Geilson Lima – STDF)

Mais detalhes em breve no site da EMBARQ Brasil.