O grande plano de Los Angeles para trazer mais bikes às ruas

Governo e empresários querem incorporar a bicicleta cada vez mais à realidade das ruas de Los Angeles. (Foto: lix -/Flickr)

Ei, comerciante: quer um bicicletário na frente da sua loja e não sabe por onde começar? Em Los Angeles, é só preencher um formulário online. Simples assim. E por que fazer isso? Infraestrutura para ciclistas faz bem para o meio ambiente e para os negócios. Mais do que isso, é parte de um plano maior. A cidade, em parceria com empresários, quer incentivar os negócios “bike-friendly”, facilitando a vida de quem pedala e trazendo lucro para as lojas.

E a capital mundial do cinema já entrou em ação, lançando o primeiro distrito amigo da bicicleta em Northeast LA, como parte de um programa previsto para toda a cidade até 2016: os Bicycle Friendly Business Districts (BFBD). Por enquanto, quem pedalar pela região será surpreendido com um espaço planejado para oferecer tudo que um ciclista precisa para, além de pedalar com segurança, parar onde bem entender e saber que sua bike ficará segura.

Como a cidade está fazendo isso? O departamento de trânsito de Los Angeles, o LADOT, criou mecanismos para facilitar a implantação de elementos como ciclovias, estacionamentos para bicicleta e mapas com a malha cicloviária local. Estações de reparo para bicicletas também estão previstas, com 17 mil dólares iniciais para a construção. Com essa verba, serão instalados de sete a dez estações-piloto pela cidade.

Além de oferecer estrutura, o LADOT fez um planejamento completo sobre como os estabelecimentos podem atrair ciclistas. Aí vão algumas das práticas:

Acesse também a apresentação completa sobre o projeto: LADOT – bikefriendly districts (em PDF).