Top 3: os posts mais lidos da semana

3. O carro já não é mais o mesmo

Última pesquisa de mobilidade mostra mudança no comportamento dos paulistanos em relação às opções de transporte (Foto: Valor Econômico)

No começo do mês, o governo de São Paulo e o METRÔ-SP publicaram os resultados da Pesquisa de Mobilidade 2012. A cada cinco anos, a pesquisa mostra em números aquilo que estamos cansados de ver nas ruas: cada vez mais pessoas dirigindo carros por cada vez mais tempo nos congestionamentos, e aqueles espremidos nos trens e ônibus esperando sua vez de poder dirigir o seu. Em São Paulo, carros são mais do que meros meios de transporte. Por aqui, são a moeda social usada como estandarte de personalidade, poder e status. Bem, eram até agora. –

Primeiro post do colaborador Marcelo Blumenfeld.

Leia mais →

2. A árvore que sente

(Foto: IPÊ/Divulgação)

A Árvore que Sente, como foi chamada, modifica as expressões faciais, por meio de projeções em 3D, de acordo com os índices de poluição atmosférica. Se as condições não estão favoráveis, vemos uma árvore carrancuda. Por outro lado, se chove e a qualidade do ar melhora, temos um semblante alegre e sorridente.

Leia mais →

1. Londres testa tecnologia inovadora na travessia de pedestres

(Foto: Santosh Puthran)

Um amontoado de pedestres aguarda o semáforo fechar para, enfim, atravessar a rua. Alguns, mais apressados, inclusive arriscam a própria vida entre um carro e outro. Muitas vezes, inclusive, a quantidade de gente aguardando no semáforo é superior a de veículos trafegando. A cena é comum nos centros urbanos cujas vias foram projetadas para priorizar os carros e não os pedestres.

Leia mais →