242 anos de Porto Alegre

(Foto: Iasa Global/Reprodução)

Porto Alegre está de aniversário! E para marcar a data em clima animado o TheCityFix Brasil reúne aqui algumas das boas iniciativas já tomadas pela capital gaúcha para oferecer uma cidade melhor a seus moradores.

Aeromóvel

Aeromóvel em operação em Porto Alegre (Foto: EMBARQ Brasil)

Depois de 30 anos no papel, o primeiro aeromóvel brasileiro entrou em operação em agosto do ano passado. Os trilhos cortam a BR-116 para conectar a estação do Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho e chamam atenção não apenas pelo visual, mas principalmente pelo silêncio: o veículo, movido a deslocamento de ar, não emite ruído algum. Com 814 metros de extensão, o sistema beneficia em torno de 10 mil passageiros por dia. O trajeto de um quilômetro, antes percorrido a pé ou de ônibus, agora pode ser feito em apenas 90 segundos de aeromóvel, custando R$ 1,70.

Calçadas melhores

Uma cidade gentil certamente é aquela que oferece calçadas em condições seguras e com acessibilidade para que todas as pessoas possam se locomover livremente e com segurança. Apostando no potencial de “caminhabilidade” de suas ruas, Porto Alegre desenvolveu o projeto Minha Calçada: Eu curto, Eu cuido, que chega à segunda fase com o lançamento de cartilha homônima e com uma maior fiscalização a calçadas irregulares.

Desde 2011, o projeto já recuperou mais de 50 calçadas de próprios municipais (praças, paradas de ônibus, prédios públicos, etc). Foram vistoriados mais de 15 mil imóveis, entre públicos e privados, e 82% dos imóveis privados recuperaram suas calçadas.

#DataPoa

O portal de dados abertos da cidade, lançado em novembro de 2013, reúne informações dos setores de saúde, meio ambiente, geografia, limpeza urbana, água, mobilidade, turismo e orçamento participativo. Aos moldes do que já aconteceu em São Paulo, hackers e programadores inscritos participaram de uma maratona, a fim de desenvolver aplicativos e softwares para melhorar a prestação de serviços públicos, tornando-os mais abertos e transparentes.

Bicicletas

Ciclovia na Av. Ipiranga, em Porto Alegre (Foto: Guilherme Testa/Famecos-PUCRS)

O BikePoa, sistema de aluguel de bicicletas da cidade, conta com 400 bicicletas distribuídas em 40 estações. Desde que entrou em funcionamento, em setembro de 2012, já foram realizadas pelo menos 200 mil viagens e 55 mil cadastros no site. A capital gaúcha ainda conta com uma infraestrutura cicloviária precária – são apenas 20 km de ciclovias,localizadas em diferentes pontos da cidade, muitas delas ainda sem conexão entre os trechos –, mas o número de ciclistas aumenta a cada ano – a cidade é a que mais utiliza o sistema de aluguel em todo o país. A adoção de políticas públicas nesse sentido, fundamental para a cidade, não é tarefa simples, mas começa a ganhar forma.