Friday Fun: Lumen, a bicicleta que transforma o modo como ciclistas são vistos

(Foto: Mission Bycicle Company)

A insegurança faz parte da rotina de quem pedala nas vias urbanas. Não à toa, frequentemente surgem inovações cujo objetivo é amenizar os riscos que as ruas oferecem aos mais vulneráveis do trânsito. Onde sabemos que existe gente trabalhando por bicicletas e acessórios mais inteligentes, por um design urbano mais eficiente, sabemos que existem perspectivas para uma mudança gradual da cultura motorizada.

Transformar o modo como motoristas enxergam os ciclistas já é um bom começo. E é isso que a Lumen propõe. De dia, ela é cinza escuro com um leve brilho prateado. A grande surpresa vem à noite, o período mais crítico para o ciclismo nas ruas: ela brilha! Isso porque seu material refletor funciona como um sensor ótico, composto por centenas de esferas microscópicas que geram o efeito olho de gato, virando foco de luz. E o mais bacana é que esse brilho todo é visível a uma distância de 305m.

A Mission Bycicle Company, desenvolvedora do projeto, conta que a inspiração surgiu das pedalas noturnas pela cidade de São Francisco, Califórnia. Observando os “olhos de gato”, refletores de chão, pensaram: “por que não utilizar essa tecnologia para as bicicletas?”. Para conseguir leva-la ao mercado, a companhia está financiando o projeto no Kickstarter.

(Foto: Mission Bicycle Company)

Mais segura: o brilho da Lumen pode ser visto a uma distância de 305m. (Foto: Mission Bycicle Company)

(Foto: Mission Bycicle Company)

O que você achou da ideia? Compartilhe conosco!