As caras da cidade

Quando o espaço urbano vira uma galeria de arte onde as pessoas são as obras, o resultado é impressionante. O fotógrafo francês JR sabe disso ao afirmar que possui a maior galeria de arte do mundo: as ruas. É que ele roda o mundo fotografando pessoas e as conectando de maneira surpreendente.

“Um projeto global colaborativo que tem potencial para mudar o mundo”. Essa é a definição do projeto Inside Out. As pessoas fazem a foto, ela é impressa e colada, seja em forma de mosaico no asfalto, seja adaptando-se ao ambiente urbano e suas formas próprias.

Do Equador ao Nepal, do México à Palestina, até agora, mais de 120 mil pessoas já estamparam seus rostos em 108 países onde o projeto foi realizado. E o mais legal é que cada uma delas, ao participar, deixa um depoimento sobre o que deseja para o futuro. Como cada intervenção é documentada em fotos (obviamente) e em vídeo, ela se torna uma plataforma global para que pessoas compartilhem suas histórias e transformem sua identidade em arte urbana.

Confira algumas fotos do trabalho:

Fotos: divulgação / Inside Out Project