No Ponto Certo: juntos por um ônibus melhor

Programa criado pela Prefeitura do Rio tem o objetivo de aprimorar a atuação dos motoristas de ônibus da cidade (Foto: nopontocerto.com/Reprodução)

Como foi a volta pra casa depois desse carnaval?

Se você foi ou voltou de ônibus e teve problemas ou, pelo contrário, não encontrou nenhuma dificuldade, há um aplicativo exclusivo para as suas críticas, sugestões e elogios.

O No Ponto Certo é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro para melhorar a qualidade do transporte coletivo por ônibus na capital fluminense. O objetivo do programa é coletar informações de passageiros e motoristas a respeito das dificuldades encontradas por ambos no dia a dia, a fim de aprimorar o serviço dos condutores.

Os motoristas do Rio estão participando de um processo formativo que envolve ações educativas que abordam o cotidiano de trabalho, bem como comportamento ético e cidadania. Como parte desse processo, o aplicativo foi criado para que os passageiros possam avaliar a atuação dos motoristas.

Na seção do site reservada aos passageiros, o usuário pode avaliar linhas e ônibus específicos, informando se o motorista dirige bem, se realiza as paradas obrigatórias e atende bem idosos, estudantes e pessoas com necessidades especiais, entre outros questionamentos.

Mas quem dirige também pode – e deve – opinar! No site, uma seção dedicada aos motoristas reserva a esses profissionais um espaço para que possam relatar problemas no trânsito e nas vias da cidade, além de contribuir com fotos e sugestões para melhorar o tráfego.

A população pode participar do programa No Ponto Certo de várias formas: compartilhando suas opiniões pelo site, respondendo a enquete disponível na página, por meio dos canais tradicionais de ouvidoria e baixando gratuitamente o aplicativo para smartphones.

Veja como funciona e acompanhe o andamento do programa pelo Facebook.