Friday Fun deslizando sobre rodinhas!

O skate está conquistando espaço como meio de transporte. Além de divertida, a prática é saudável! (Foto: Jesús León/Flickr)

A busca por transportes urbanos alternativos é uma tendência especialmente entre as novas gerações. Transporte coletivo ou compartilhado, bicicleta e caminhada são algumas das opções que o “cardápio” da mobilidade oferece. Outro modal que à primeira vista parece esporte e diversão, porém, vem conquistando espaço no asfalto: o skate!

O número de usuários de skate aqui no Brasil equivale às populações do Uruguai e da Nova Zelândia, aproximadamente: cerca de 4 milhões de pessoas, conforme pesquisa do DataFolha de 2010 – um crescimento de 20% em relação a 2006. Lembrando que o índice não corresponde necessariamente à utilização dele como meio de transporte, mas dá uma ideia sobre sua popularidade. Quem tem até 20 anos de idade representa 75% do público, número que só vem aumentando – embora os mais velhos também não deixem a desejar.

O skate é mais rápido porque foge daquele movimento intenso de carros – avalia o vendedor Rodrigo Steinbach, 24, que usa o skate para ir ao trabalho, em entrevista ao jornal Zero Hora. A matéria, de Vanessa Beltrame, traz a rotina de pessoas que têm o shape sobre rodinhas como parte da rotina.

Além de divertida, a prática é saudável. O nova-iorquino Andrei Hippix, 23, desliza todos os dias no skate para chegar ao escritório. “É um treino cardiovascular, e quanto mais rápido eu vou, mais estou exercitando meu fôlego”, contou ao The New York Times.

Mas nem só os meninos formam o público de usuários do shape fora das rampas próprias. Uma reportagem de O Globo conversou também com algumas meninas que já incorporaram o skate no cotidiano. Confira no link.

E você, é ou conhece alguém que usa o skate como locomação na cidade? Conte pra gente!

Clique para votar!