Transformando a cidade com criatividade

A criatividade é um ingrediente nem sempre lembrado, mas que faz toda diferença no modo como percebemos uma cidade. Elementos urbanos que trazem funcionalidade, design e descontração podem transformar qualquer calçada e praça pública sem graça em espaços atraentes e coloridos. Nós, do TheCityFix Brasil, acreditamos que cidades mais humanas, feitas para pessoas, geram mais qualidade de vida. Por isso, reunimos neste post boas ideias que se valeram da arte para reconectar e integrar as pessoas e as ruas.

UM DESCANSO DIFERENTE

Ter um banco público à disposição é sempre bom. Quem não gosta de um espaço para descansar, ler um livro, aproveitar a paisagem? Só que o artista dinamarquês Jeppe Hein foi além dessas funcionalidades e projetou uma série de bancos com design inusitado. Como resultado, a mobília urbana estilosa gerou diferentes interações entre quem a experimentou.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

 

CORES NA FAVELA

Com a ajuda dos próprios moradores da Vila Cruzeiro, na cidade do Rio de Janeiro, a dupla de artistas holandeses Haas & Hahn arrecadaram, via crowdfunding, fundos para um projeto ambicioso: pintar uma favela inteira. Como resultado, a colaboração trouxe cor e vida a um espaço antes cinza, fazendo com que a arte se tornasse agente de transformação urbana.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

 

 DESIGN URBANO E LITERATURA

Quem esteve em Nova York no ano passado talvez tenha se deparado com mini bibliotecas nas ruas, que tornaram a experiência de pegar um livro tão divertida quanto o conteúdo ali escrito. Todas as intervenções foram pensadas para interagir com o ambiente em que estavam inseridas e para despertar o interesse das pessoas.

(Foto: reprodução/Stereo Tank)

(Foto: Chat Travieso)

(Foto: Stereo Tank)

LIXEIRA OU COMPUTADOR PÚBLICO?

Nós fazemos a cidade, mas nem sempre a respeitamos. Exemplo disso é a quantidade de lixo que vemos nas ruas todos os dias. A pergunta: somos mal educados, não existem lixeiras ou elas passam despercebidas? Para não restar dúvidas, a empresa Renew criou a lixeira high-tech. Além, claro, de ser depósito para o lixo, o monitor touchscreen mostra notícias e informação sobre bikes disponíveis no sistema de compartilhamento local.

(Foto: divulgação)

GOSTOU DESSE POST? AJUDE O BLOG A SE REELEGER COMO MELHOR BLOG DE SUSTENTABILIDADE PELO PRÊMIO TOPBLOG! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VOTAR! É rápido, são dois cliques!