Brasil estreia 1º ônibus articulado elétrico do mundo

Já está circulando, nas ruas de Diadema (SP), o primeiro ônibus articulado elétrico do mundo. É o Ebus, surpreendente só não pelo design distinto dos ônibus convencionais, mas por ser quase imperceptível. É que ele também é silencioso.

Com tecnologia pioneira no mundo, Ebus entrou em operação de testes na última semana. (Foto: Edson Lopes Jr.)

O Ebus integra a Política Estadual de Mudanças Climáticas, cuja meta é reduzir as emissões de poluentes em 20% até 2020. Movido totalmente a bateria, o veículo tem autonomia de 200 km considerando rápidas recargas.

Desde a última quinta-feira, os usuários do Corredor Metropolitano ABD (trecho entre Diadema e Brooklin, na capital) já podem experimentar a novidade – que está operando em testes, das 10h às 16h, até junho. Nesta fase, serão avaliadas viabilidade técnica e econômico-financeira da nova tecnologia.

Com capacidade para 124 pessoas e 18 metros de comprimento, o Ebus foi desenvolvido numa parceria da Mitsubishi com a concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transporte).

Diadema está dando exemplo de inovação para o Brasil com o ônibus articulado com bateria, emissão [de poluentes] zero e silêncio absoluto – disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao site oficial do Governo.

(Foto: Edson Lopes Jr.)

(Foto: Edson Lopes Jr.)

(Foto: Edson Lopes Jr.)

(Foto: Edson Lopes Jr.)

Com informações do portal do Governo do Estado de São Paulo.

Clique para votar!