MOVE nas ruas

* Matéria originalmente publicada no site da EMBARQ Brasil (produtora deste blog)

Operação comercial do MOVE inicia em março. (Foto: Blog Meu Transporte)

A partir de hoje (15/02), os ônibus biarticulados do MOVE, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte, circulam pela capital mineira em fase de teste. O período de avaliações ocorre até o próximo mês, quando o sistema deve iniciar o serviço aos passageiros. Em operação completa, a previsão é que o BRT beneficie cerca de 700 mil pessoas, diariamente.

De acordo com Ramón Victor Cesar, presidente da BHTrans, a fase estava prevista no cronograma como forma de evitar percalços na operação comercial, prevista para o dia 8 de março. “Todos os sistemas de BRT do mundo se iniciam com testes técnicos, operações técnicas. Você não começa uma operação desta natureza com os passageiros. E a data de 15 de fevereiro é uma data referencial para avanços das obras e dos equipamentos”, disse em entrevista coletiva esta semana.

Durante este mês, a avaliação do sistema ocorre na Estação São Gabriel e Avenida Cristiano Machado, na Região Nordeste, até a Estação Central.

Estação do BRT. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

SOBRE O MOVE

Os 23 km de corredores exclusivos aos ônibus rápidos de alta capacidade vão transformar a maneira como os belo-horizontinos se deslocam. O BRT vai oferecer mais conectividade, conforto e confiabilidade aos usuários do sistema de transporte público de Belo Horizonte. Além das linhas alimentadoras que servem os bairros periféricos, haverá três eixos principais do sistema:

MOVE Antônio Carlos – Ligará a estação Venda Nova ao Centro (estações Vilarinho, Pampulha e Venda Nova), com 26 estações e uma extensão total de 14,7 km. Deve beneficiar cerca de 400 mil pessoas por dia, ao diminuir o tempo de viagem em 35 minutos (47% em relação ao tempo atual).

MOVE Cristiano Machado – Vai conectar a região central à estação São Gabriel, ao longo de 7,1 km. A redução prevista em relação ao tempo de viagem atual é de 15 minutos (43%), que beneficiará cerca de 300 mil pessoas diariamente.

MOVE Hipercentro – Vai servir o centro de Belo Horizonte nas avenidas Paraná e Santos Dumont. O total de extensão é de 1,3 km e deve atender a uma demanda aproximada de 30 mil passageiros / dia.

Clique aqui para saber mais sobre o BRT MOVE.