Ampliando o diálogo da mobilidade urbana no Brasil

O TheCityFix Brasil disputa pela terceira vez consecutiva o Prêmio Top Blog. Na última edição do concurso, fomos vencedores pelo júri acadêmico na categoria Sustentabilidade. Neste ano, novamente no páreo, avançamos para a fase final do concurso, e estamos disputando o título de melhor blog de sustentabilidade do Brasil com outros 99 blogs. Por isso, convidamos amigos, leitores, parceiros e aliados da causa do transporte sustentável a votar e, juntos, levar adiante o diálogo sobre a mobilidade sustentável das nossas cidades! Clique aqui para votar no TheCityFix Brasil.

Clique para votar!

O momento para discutir a mobilidade e o desenvolvimento sustentável nunca foi tão propício. O Brasil é a bola da vez no cenário mundial e em poucos meses, com a Copa do Mundo, terá todos os holofotes voltados para si. A mobilidade urbana, uma das áreas prioritárias para o evento, é um dos grandes desafios. Das 41 obras estabelecidas, cinco estão concluídas. O montante investido no setor encolheu de 11,9 bilhões iniciais para R$ 7,02 bilhões, enquanto os estádios receberão R$ 8 bilhões, conforme o G1.

Um fracasso diante dos olhos do mundo poderia inibir futuros investimentos em transportes do setor privado. Dados do Banco Mundial revelam que o capital privado em transportes nos países de renda baixa e média cresceu 400% entre 1990 e 2012, o que sugere que o retorno de investimento privado em transportes no mundo em desenvolvimento é visto mais positivamente do que no passado.

Outro aspecto fundamental é a saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um milhão e meio de pessoas morrem todos os anos no mundo em decorrência de doenças respiratórias atribuídas à queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Só em São Paulo, por exemplo, 90% da poluição atmosférica vêm dos carros. E tem mais: o trânsito é a oitava causa de mortes no mundo, aponta a OMS. Mas o transporte sustentável pode reverter esse índice, mostra pesquisa da rede EMBARQ.

Em suma, o desenvolvimento de políticas públicas e projetos em prol do transporte sustentável, da caminhada e do ciclismo podem desestimular o uso do transporte individual motorizado. Por consequência, torna as cidades mais humanas e seguras, que são essenciais à qualidade de vida da população.

Qual é a cidade que queremos? É preciso estender o diálogo da mobilidade sustentável cada vez mais para tornar nossas cidades lugares mais humanos e seguros. O TheCityFix Brasil trabalha para isso e conta com seu voto no Prêmio TopBlog 2013! (Foto: Fora do Eixo)

A boa notícia é que, passo a passo, o país está atentando para as questões relacionadas à mobilidade sustentável. O TheCityFix Brasil mostra constantemente estes avanços, como o bom momento que São Paulo vive com a priorização aos corredores de ônibus e o transporte prestes a entrar para a Constituição Federal como direito social, por exemplo.

A hora é agora: os protestos de junho clamaram por uma mobilidade melhor. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos poderão catalisar ações que melhorem o setor de transportes e mobilidade urbana do cenário brasileiro. E não podemos esquecer das eleições para os governos estadual e federal no próximo mês de outubro, época em que surgem novas propostas para construir um país melhor. Precisamos estar prontos e ter discernimento nas futuras decisões.

Nós, do TCFB, trabalhamos para disseminar ao máximo este diálogo tão fundamental para as cidades brasileiras e para o mundo. Quanto mais pessoas atingirmos, mais informação é levada adiante para construir opiniões e olhares críticos sobre o contexto em que vivemos. Por isso, contamos com você! Votar é fácil: clique aqui e utilize as contas de email e/ou Facebook.

Sobre o Prêmio Top Blog

O Prêmio Top Blog, iniciativa da Insere Comunicação WEB LTDA, é um sistema interativo cultural que reconhece e premia, mediante votação popular e acadêmica (júri acadêmico), os blogs brasileiros mais populares. Realizado anualmente, o prêmio reconhece as plataformas de conteúdo focado no público brasileiro e com a melhor apresentação técnica específica de cada grupo (pessoal, profissional e corporativo) e categoria.