Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Pop Pop: uma sinalização interativa e com sentimentos

No Brasil, a sinalização de rua exclusiva para pedestres e ciclistas ainda dá os primeiros passos. Há lugares, contudo, que já foram além dos cronômetros que indicam para quem está na rua o tempo restante para atravessar. Em Nova York, nasceu o projeto Pop Pop. Estudantes do Programa de Telecomunicações Interativas (ITP) da Universidade de Nova York procuravam uma maneira de tornar os sinais de rua mais humanos, a fim de fazer com que as pessoas se sentissem mais conectadas com a cidade, e chegaram ao conceito de um living pedestrian signal.

Leia mais →

2. Nova campanha global quer garantir transporte sustentável para as cidades do mundo

(Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)

A sociedade humana tem muito a percorrer no setor de transportes. Transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida.

Leia mais →

1. Bogotá terá uma semana sem carro

(Foto: Corneliabicis)

Empresas de Bogotá, na Colômbia, concordaram em apoiar a proposta feita pela organização Mejor en Bici, de que o Dia sem Carro se estenda por uma semana, a partir desta quinta-feira, 6 de fevereiro. Segundo o jornal “Las 2 Orillas”, as empresas Sura, Pacific Rubiales, Universidad Javeriana, Equión, Unilever, Diageo e Seguros Bolívar já manifestaram apoio à ideia. Na Colômbia, diferentemente do Brasil, o Dia sem Carro acontece em fevereiro e geralmente mobiliza centenas de empresas e milhares de pessoas nas principais cidades.

Leia mais →