Olhos na estrada

Eyes on the Road: aplicativo de segurança para motoristas

Utilizar o celular e dirigir ao mesmo tempo é um comportamento de risco. Atender uma ligação ou enviar uma mensagem distrai o motorista e, mesmo que apenas por alguns segundos, aumenta em 400% o risco de acidentes, além de ser a causa de pelo menos 25% deles nos Estados Unidos.

Pensando em uma forma de diminuir o índice de acidentes de trânsito em decorrência do uso de celular, a Samsung criou um aplicativo que impede que você escreva mensagens, atenda a ligações e confira notificações de redes sociais pelo aparelho enquanto dirige.

Chamado de Eyes on the Road, o app utiliza informações adquiridas pelos sensores do aparelho e pelo sinal de telefonia para detectar se o motorista está em movimento e, em caso positivo, automaticamente bloqueia e esconde todos os recursos de interação.  Uma vez ativado, o aplicativo começa a funcionar quando constata que a pessoa está se movendo a mais de 20 km/h.

A ferramenta não é capaz de distinguir se o usuário é o motorista ou apenas um passageiro e, por enquanto, ainda está sendo testada somente na Coréia do Sul (país de origem da Samsung). Se a eficiência for constada, contudo, o Eyes on the Road será oferecido em seguida para o mercado de outros países.

Mais detalhes sobre o aplicativo aqui.

Fonte: TecMundo