#ChegaDeAperto: campanha reúne denúncias de irregularidades no transporte coletivo

(Foto: Chega de Aperto/Divulgação)

Divulgamos ontem na página da EMBARQ Brasil no Facebook a campanha #ChegaDeAperto, criada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para reunir as reclamações dos usuários quanto aos trens, ônibus e metrôs do país.

Quem utiliza o ônibus – ou os trens e metrôs – como meio de transporte sabe que as falhas no sistema não são poucas. A iniciativa possibilita que os passageiros denunciem todas as irregularidades com que de depararem no dia a dia no transporte coletivo: atrasos, vagões superlotados, falta de acessibilidade, escassez de linhas ou quaisquer outros problemas no sistema.

Com o objetivo de informar as pessoas sobre seus direitos e incentivá-las a exigi-los, a campanha chama a atenção para aspectos que, já rotineiros, podem ser encarados como normais. Estações e veículos superlotados e pontos de ônibus em estado precário estão entre as principais irregularidades abordados pela iniciativa, divulgada por meio de peças humorísticas como as que você vê a seguir.

Em setembro do ano passado, só em São Paulo e Belo Horizonte, o Idec levantou 146 irregularidades nos sistemas de ônibus e metrô. Para que as pessoas repensem a maneira como se locomovem são necessárias opções de transporte eficientes e de qualidade. Alertando os passageiros sobre seus direitos e contando com a participação dos usuários na campanha, o grupo acredita na iniciativa da população para melhorar a qualidade do transporte coletivo e, em consequência, da mobilidade urbana.

Saiba mais na página da campanha no Facebook.

Fonte: Ciclo Vivo

  • @JurunaPDT12

    Vivo a 38 anos em Porto Alegre e Nunca vi uma Licitação Pública para o Transporte Coletivo e olha que sou Usuário de ônibus,mesmo pagando Caro pela Passagem R$2.80