A visão verde de San Jose

San Jose, na Clifórnia (Foto: Sebastian Pires)

É um plano ambicioso.

A cidade de San Jose, na Califórnia, criou em 2007 o plano Visão Verde, um projeto de 15 anos para enfrentar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento econômico sustentável, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Depois de meses de discussão e planejamento, o projeto foi adotado em 2007, com o objetivo de tornar San Jose, a terceira maior cidade da Califórnia, uma referência em inovação e sustentabilidade. E a preocupação já vem de longa data: desde os anos 1980, a cidade vem acumulando altas taxas de reciclagem, estratégia de conservação das águas e programadas de energia renovável. Agora, uma das metas do plano é gerar toda a eletricidade a partir de fontes de energia renováveis.

Com os progressos obtidos até aqui, San Jose já é reconhecida como uma das lideranças mundiais em tecnologia limpa e sustentabilidade urbana – agraciada em 2008 com o prêmio Liderança Verde da Califórnia e considerada pela CNN em 2012 como a cidade número um dos Estados Unidos no índice de tecnologias limpas.

Entre os principais objetivos do programa destacam-se o desvio de 100% dos resíduos para reciclagem, o plantio de cem mil novas árvores, a construção de milhões de metros quadrados de edifícios verdes e a criação de 600 km de novas ciclovias.

Confira os resultados obtidos até agora:

  • Criação de 4.350 empregos na área de tecnologias limpas;
  • Redução de 2,4% no consumo de energia per capita;
  • Mais de 340 mil metros quadrados de edifícios verdes construídos;
  • 4.500 novas árvores plantadas;
  • Redução de 28% nas emissões de gases de efeito estufa desde 2003;
  • 42% da frota de automóveis da cidade circula com combustíveis alternativos.

Até 2022, prazo final do plano, os índices positivos tendem a aumentar, mas a cidade já conseguiu algo crucial: tornou-se um exemplo de que é possível mudar. Basta começar.

Fonte: Cidades Sustentáveis