500 jardins verticais em São Paulo

O primeiro grande jardim vertical de São Paulo fica às margens do Minhocão. São cinco mil mudas em 220m². Cidade comportaria mais 500 deles. (Foto: Divulgação / Movimento 90º)

Quem passa hoje pelo Elevado Costa e Silva em São Paulo, ou simplesmente Minhocão, se depara com um cenário que contrasta com a paisagem habitualmente cinza. Um jardim vertical de 220 m² brotou numa empena cega (paredão sem janelas dedicado a espaços publicitários) de um prédio residencial.

Durante 15 dias, cinco mil mudas de 19 espécies foram plantadas, garantindo não só beleza ao cenário urbano, mas ajudando a absorver a poluição, trazendo isolamento acústico e temperatura mais agradável.

Este é apenas um dos 500 espaços que poderiam ganhar vida em São Paulo. É o que mostra um levantamento do jovem paisagista Guil Blanche, do Movimento 90º, que mapeou as edificações do centro expandido da cidade. A intenção é tornar os espaços mais habitáveis e agradáveis, substituindo as pichações e infiltrações por paredões vivos. Segundo a Folha de S. Paulo, os jardins verticais poderiam trazer mais de 100 mil m² de plantas ao centro da cidade, o equivalente a cinco vezes o tamanho do parque Buenos Aires, no bairro Higienópolis.

Mas por que não começar logo? Um dos principais empecilhos é o alto custo: a partir de R$ 800 por m² de empena, já que é preciso manter um sistema automático de irrigação e fertilização. No entanto, existem alternativas de financiamento, como arrecadação por crowdfunding, na internet, ou obtendo patrocínios de organizações dispostas a investir na sustentabilidade, como foi o que ocorreu no Minhocão.

Veja, abaixo, algumas simulações feitas pelo Movimento 90º de como as ruas ficariam:

Como ficaria Rua Augusta após ganhar paredes vivas. (Foto: Divulgação/Movimento 90º)

Avenida Brigadeiro Luís Antônio. (Foto: Divulgação/Movimento 90º)

Rua da Consolação. (Foto: Divulgação/Movimento 90º)

E na sua cidade, existem iniciativas parecidas? Compartilhe conosco!

Fontes: Planeta Sustentável, Folha de S. Paulo