O ano da mobilidade urbana

Em 2013, a mobilidade urbana entrou de vez na pauta nacional. Confira a retrospectiva dos principais momentos do ano:

Má qualidade dos serviços de ônibus foi o estopim das manifestações junho. (Foto: Agência Brasil)

Em junho, pessoas de todos os cantos do Brasil saíram às ruas para pleitear seus direitos enquanto cidadãos. Tudo começou em Porto Alegre, quando a tarifa de ônibus subiu não correspondendo à qualidade do serviço, contagiando as demais cidades. Os protestos impulsionaram uma série de tomada de decisões políticas em favor da mobilidade urbana.

Em meio ao calor dos protestos, as tarifas baixaram e a presidente Dilma Rousseff, ao lado dos governadores e prefeitos de todos os Estados, anunciou mais R$ 50 bilhões em investimentos no transporte público urbano. “Essa decisão é reflexo imediato do pleito pela melhoria dos serviços de transportes das últimas semanas”, disse a presidente.

(Foto: Benoit Colin/EMBARQ)

O transporte urbano está a um passo de se tornar direito social na Constituição. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 90, já teve suas aprovações na Câmara dos Deputados, em Brasília, mas só sai do papel quando o Senado aprovar. Vamos torcer por uma boa notícia no ano que vem!

Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, em Macapá (AP). (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para que as cidades brasileiras desenvolvam planos de mobilidade urbana eficientes, de acordo com as melhores práticas mundiais no assunto, a EMBARQ Brasil desenvolveu o projeto Do PAC ao Plano. Com uma metodologia que estimula a participação de todos os atores da sociedade, os especialistas da EMBARQ Brasil ministram dois dias de workshop que fornece as ferramentas necessárias à elaboração do plano. As cidades de Pelotas (RS) e Macapá (AP) foram as primeiras a receber o projeto em maio e julho, respectivamente.

(Foto: reprodução/Blog Meu Transporte)

Os usuários de ônibus da cidade de São Paulo ganharam mais de 290 km de faixas exclusivas e mais tempo para aproveitar. Isso é resultado da Operação Dá Licença Para o Ônibus, lançada no início do ano. Inicialmente contestada pelos motoristas, hoje ela tem aprovação de 88% da população.

Olhando para o ano que passou, dá pra sentir orgulho dos milhões de brasileiros que contribuíram para tantos progressos em mobilidade urbana. Juntos, provamos que a coletividade faz a força e tem o poder de transformar realidades. É claro que o país ainda tem muito caminho a percorrer – e que não seja de carro. Então cabe a nós, cidadãos, manter nossa voz ativa perante a gestão pública, cobrando ação e coragem e também repensar nossos hábitos de deslocamento, para progredir e enfrentar todos os obstáculos dessa estrada. No ano que vem, o TheCityFix Brasil seguirá trazendo todas as novidades pra você! Que seja um ano ainda melhor para a mobilidade urbana!!!