Um bom momento em São Paulo

Os moradores da cidade de São Paulo ganharam nesse domingo (14) mais um incentivo para pedalar. É o serviço de compartilhamento de bicicletas CicloSampa. São 43 bikes espalhadas em cinco estações nos entornos da Av. Paulista. Similar ao BikeSampa, o sistema é gratuito, desde que a pedalada dure 30 minutos. Após intervalo de sete minutos, é possível retirá-la novamente de forma gratuita. Quando o tempo excede, há uma taxa de cinco reais. E utilizar o serviço é simples: basta fazer cadastro no site – e não precisa de celular pra desbloquear a bicicleta na estação.

CicloSampa chega como mais um incentivo à mobilidade sustentável em SP. (Foto: divulgação)

A novidade chega num momento favorável à cidade de São Paulo. Só nessa segunda-feira, por exemplo, a capital paulista ganhou mais 8,6km de faixas exclusivas para ônibus, desta vez na zona leste. Juntas, as faixas criadas em 2013 somam  são 291,4 km, que garantem velocidade dobrada ao modal. Quem ganha é a população, que não perde tanto tempo no trânsito.

Outra notícia bacana é sobre o Bilhete Único. O cartão, que dá acesso integrado aos serviços de ônibus, metrô e trem, terá preço fixo e garantirá viagens ilimitadas entre os modais, garantindo economia aos usuários. Saiba mais. Mas não é só isso. O prefeito Haddad acaba de anunciar a versão “semanal” do cartão, no primeiro trimestre de 2014 (leia aqui).

E é claro que não podemos deixar de falar das tão queridas “laranjinhas” do BikeSampa. O sistema conta com 128 estações e 1280 bicicletas disponíveis. E aí vai uma boa notícia: a meta para o próximo ano é inaugurar 300 novas estações com três mil novas bikes em todas as regiões da cidade. Basta sair na rua e perceber que tem cada vez mais gente desfilando sobre duas rodas em São Paulo, mostrando que, além de transporte ativo e saúde, o BikeSampa também é sinônimo de estilo. Acesse o site oficial, cadastre-se e comece já a pedalar.

Será que as políticas públicas em prol da mobilidade urbana sustentável e da coletividade finalmente serão protagonistas de uma cidade tomada pelos carros, congestionamentos e poluição? Estamos torcendo para que iniciativas assim, como o CicloSampa, o BikeSampa e as faixas de ônibus cresçam ainda mais. E continuem encorajando a mudança de hábitos e ajudando a construir o futuro de uma cidade mais humana e segura por pessoas mais felizes.

Você conhece alguma iniciativa bacana que acontece em São Paulo e na sua cidade? Conte pra gente!

Faixa exclusiva prioriza usuários do transporte coletivo por ônibus em São Paulo. A meta de 300km de corredores pela cidade ainda não foi batida, mas gestão prometeu não estacionar nela e seguir priorizando o modal. (Foto: reprodução/Blog Meu Transporte)

 

Estação do BikeSampa na região de Pinheiros. O maior sistema de compartilhamento de bicicletas no Brasil já está presente em 15 cidades. E que não pare de crescer! (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)