Uma ferramenta para mudar o mundo

(Foto: Bikes vs Cars Gallery)

A bicicleta é uma grande ferramenta de mudança. Pessoas em todo o mundo optam por esse meio de transporte em um movimento global de “seja você a diferença”. Ainda assim, as vendas de carro continuam a aumentar. A frota mundial de veículos, que em 2008 atingiu a marca de um bilhão, deve dobrar nas próximas duas décadas.

Com a intenção de expor a necessidade de mudanças urgentes, o diretor sueco Fredrik Gertten, conhecido pelo documentário Bananas!, cirou o projeto do Bikes vs Cars. Financiado coletivamente por meio do Kickstarter, o documentário acompanha pessoas de diferentes partes do mundo que todos os dias fazem sua parte para concretizar a mudança de que precisamos.

Em São Paulo, Toronto, Los Angeles e Copenhagen, ciclistas relatam a experiência de quem pedala todos os dias. Dos ativistas de São Paulo e Los Angeles, que lutam por ciclovias seguradas, até Copenhagen, onde 40% da população usa a bicicleta todos os dias, o documentário retrata a resistência dos ciclistas em uma sociedade dominada pelos carros e, ao mesmo tempo, as mudanças revolucionárias que podem se tornar realidade se mais cidades repensarem o modelo carrocêntrico que temos atualmente.

Assista ao trailer:


Em novembro, o projeto de Gertten não só atingiu a verba necessária para o filme como a ultrapassou. Quem ficou com vontade de participar mas perdeu o prazo ainda pode contribuir pelo site do Bike vs Cars e receber a recompensa de acordo com o valor. O sucesso da iniciativa mostra, como o título do projeto na plataforma indica, que, sim, nós somos muitos.

O lema da campanha é NÓS SOMOS MUITOS. Porque não é apenas pelo dinheiro, é pela construção de relações que podem tornar esse filme uma ferramenta para mudar o mundo.

Outro projeto semelhante é o Bikestorming. O objetivo do site é o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones e computadores que promete ajudar o ciclista a circular melhor pela cidade, listando os problemas do percurso para, quem sabe, ajudar a fazer da bicicleta o principal meio de transporte urbano em todo o mundo.