Caminhando Passo a Passo

Projeto de estudantes do Ensino Médio quer incentivar o hábito da caminhada em Porto Alegre (Foto: Ira Fox)

Mais do que um hábito saudável, caminhar é uma forma de contribuir para uma cidade mais humana e com menos carros nas ruas. Por que não caminhamos mais?

Prestando atenção no uso do carro na zona onde moram, estudantes de Porto Alegre criaram o projeto Passo a Passo para incentivar o hábito da caminhada entre os moradores. A ideia é instalar placas de sinalização exclusiva para pedestres, indicando o tempo para fazer determinado trajeto a pé e quantidade aproximada de calorias gastas com o exercício.

O objetivo é confeccionar 400 placas, que serão espalhadas nos bairros Três Figueiras, Chácara das Pedras e Petrópolis. A ideia foi inspirada no projeto Walk Your City, uma plataforma de sinalização para pedestres, financiada de forma colaborativa e implantada na cidade de Raleigh, na Carolina do Norte, em 2012.

Para arrecadar a verba necessária e pôr a ideia em prática, o grupo de alunos colocou o projeto no Catarse, um site de financiamento coletivo. Lá, eles falam um pouco mais sobre o que os levou a trabalhar com a questão: “Acreditamos em caminhadas não só como uma forma mais sustentável de deslocamento, mas também como uma grande oportunidade de seguir um estilo de vida mais saudável”.

Assista o vídeo para saber mais sobre o Passo a Passo e clique aqui para colaborar.


Fonte: Ciclo Vivo

 

 

  • Cintia

    Muito legal! Ações de incentivo à caminhada como forma de transporte nas cidades ainda são algo novo no Brasil. Parabéns pela iniciativa e sucesso com o projeto!