Rio testa pagamento de passagens com smartphones

(Foto: Jorge dos Santos)

A Fetranspor, federação que reúne as empresas de ônibus do Rio de Janeiro, está testando desde o final de outubro o pagamento das passagens com smartphones. Os testes, que envolvem 50 funcionários das empresas da federqação, terão duração de três meses, ao fim dos quais será feita uma avaliação do desempenho da nova tecnologia.

Os funcionários que estão realizando os testes recebem recargas mensais para efetuar o pagamento com os celulares nos ônibus, trens, barcas e nas vans legalizadas. A tecnologia utilizada no sistema é a NFC – Near Field Communication, que estabelece a comunicação entre dispositivos eletrônicos via rádio apenas pelo toque ou aproximando-os.

Por meio de um aplicativo previamente instalado no celular, o passageiro pode registrar os créditos e monitorar o saldo, e as recargas podem ser feitas nos ônibus ou diretamente nos terminais de autoatendimento da RioCard, empresa de bilhetagem eletrônica do sistema fluminense.

Para garantir a viabilidade técnica do novo sistema, serão realizadas pesquisas de satisfação com os participantes do piloto. A iniciativa é uma forma de estudar uma possível substituição dos bilhetes e cartões na hora de pagar as passagens.

Fonte: Fetranspor