A nova realidade da mudança climática

Clique na imagem para acessar a publicação (Infográfico: Planeta Sustentável)

O Planeta Sustentável reuniu em uma publicação lançada este mês uma seleção de textos e infográficos publicados no portal sobre as mudanças climáticas e seus efeitos e consequências a curto e a longo prazo no mundo. Os textos foram originalmente escritos para o Blog do Clima, criado pelo portal em julho deste ano.

A primeira década do século XXI, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, foi a mais quente da história, com uma média de temperatura de 14,47ºC – quase 0,5ºC acima da média registrada entre 1961 e 1990. As mudanças climáticas observadas no mundo, para além do que chamamos de aquecimento global, têm efeitos diretos no cotidiano da população global.

(Infográfico: Planeta Sustentável)

Para facilitar a compreensão do assunto, a Nova realidade da mudança climática traz dados e matérias que abordam questões chave, como o limite de 2°C de aumento na temperatura do planeta definido durante a COP15, os recordes nas emissões de gases poluentes e os impactos das mudanças climáticas no Brasil.

No vídeo abaixo, feito pela NASA, você vê em 52 segundos o que aconteceu com o clima no planeta ao longo das últimas décadas.

 Fonte: Planeta Sustentável

 

 

  • andróid 17

    Olá meu nome é RDG ANDR.N°17 membro do grupo DEFESA DO TRÓLEBUS Aqui no Brasil tem coisas que deveriam ser levado mais a sério com toda tecnologia q temos nos dias de hoje sei q são capazes de melhorar a situação do meio ambiente e a poluição começando que toda frota de SP em 200o a 2004 foi retirada uma frota de 300 Trólebus na gestão Marta Suplicy do PT e perdemos 15 linhas na cidade sendo que hoje necessitamos deste meios de transportes na cidade de sp e em outros estados tinha q optarem por um transporte menos poluente ex:1° TRÓLEBUS – 2° HIBRIDO – 3° ELÉTRICO PURO e quem pode cuidar de tudo isso é a ELETRA e também não podemos se esquecer do incentivo de prefeitos e governadores para investir para aqueles q quiserem ter mais informações sobre este meio de transporte nos procure na comunidade do FACEBOOK GRUPO DEFESA DO TRÓLEBUS agradeço a todos pela atenção sei que se todos se unirem seremos capaz de deter esta maldade com o mundo e que esta prejudicando a nós mesmo e ao nosso futuro então pensem bem sobre aquilo que queremos e consientise !!!

  • Fabio Toniolo

    Enganação das mais brabas para cima do povo… Como a nasa tem informações da sutil variação de temperatura tão antigas de todo o planeta???