Intervenção Zonas Verdes instala novo parklet em São Paulo

Parklets: espaços de convivência (Foto: Instituto Mobilidade Verde/Reprodução)

Mais um parklet em São Paulo. Até o dia 7 de dezembro, a rua Padre João Manoel, esquina com Avenida Paulista, é o endereço de uma nova Zona Verde, como foi chamada a intervenção que instala pequenos espaços públicos em vagas de estacionamento.

As Zonas Vedes, que aqui no Brasil surgiram como uma iniciativa do Instituto Mobilidade Verde, são uma ação para estimular o debate a respeito de uma cidade mais voltada para as pessoas.

De acordo com uma pesquisa de origem e destino do Metrô de São Paulo, 34% das pessoas andam a pé e 31% utilizam o transporte coletivo; o espaço das ruas, porém, é quase de exclusividade dos carros. Ao converter o espaço de vagas de estacionamento em pequenas praças, de uso público, o projeto chama atenção para a necessidade de um uso mais igualitário das vias urbanas.

Zona Verde da rua Padre João Manoel (Foto: Instituto Mobilidade Verde/Reprodução)

(Foto: Instituto Mobilidade Verde/Reprodução)

A ideia nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, e se espalhou. Os parklets promovem a ocupação artística de vagas de estacionamento. O ponto crucial aqui é que se trata de um espaço público: não é preciso consumir nada para ocupá-lo – e todas as regras vigentes para demais áreas públicas estão valendo.

O parklet da rua Pe. João Manoel faz parte da segunda etapa do projeto Zona Verde, que quer incentivar a ocupação do espaço pela comunidade local por meio de atividades e debates a respeito da importância da criação de áreas urbanas acessíveis e reservadas ao pedestre, com um mobiliário urbano que estimule o lazer, o descanso, a interação e o convívio.

Confira a programação da Zona Verde da Padre João Manoel.

Fonte: Instituto Mobilidade Verde