Anunciadas as cidades finalistas do Sustainable Transport Award!

Matéria publicada originalmente em inglês no site da EMBARQ.

O Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), em parceria com o Comitê Diretor do Sustainable Transport Award (STA – Premiação do Transporte Sustentável), anunciou as quatro cidades finalistas: Buenos Aires, Argentina; Indore, Índia; Lanzhou, China; e Suwon, Coreia. A EMBARQ, o centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), é um dos membros do Comitê Diretor do STA.

Desde 2005, o STA é concedido anualmente a uma cidade que tenha implantado projetos inovadores e de destaque no campo do transporte sustentável durante o último ano. Os projetos devem melhorar a mobilidade para todos os cidadãos, reduzir a emissão de gases do efeito estufa, bem como melhorar a segurança e o acesso de ciclistas e pedestres no espaço público.

Em 2013, Buenos Aires implantou dois novos corredores do Metrobus: o Metrobus Sur e 9 de Julio, que transformaram o centro da cidade em um ambiente amigável para o pedestre, encorajando as pessoas a caminhar e a pedalar mais. Indore lançou o iBus, o segundo corredor BRT – Bus Rapid Transit na Índia, e continua lutando para afastar os carros das faixas exclusivas. Lanzhou, na China, implementou o segundo BRT com de maior capacidade na Ásia, incluindo diversas reformas no trânsito como parte do projeto. Anfitriã do Ecomobiliy World Festival, que durou um mês inteiro, a cidade de Suwon está fazendo progressos permanentes, como calçadas mais largas, ciclovias e estações de aluguel de bicicletas.

Os finalistas do STA serão homenageados durante a recepção do Washington Hilton International Ballroom, em 14 de janeiro do ano que vem, durante o 93º Transportation Research Board’s (TRB) em Washington, DC. Interessados em participar podem registrar-se para o TRB aqui. As inscrições para a cerimônia de premiação serão abertas em breve.

Entre os vencedores de edições passadas do Transport Award estão: Cidade do México, México (2013); Medellin, Colômbia e São Francisco, Estados Unidos (2012); Guangzhou, China (2011); Ahmedabad, Índia (2010); Nova York, Estados Unidos (2009); Londres, Reino Unido (2008); Paris, França (2008); Guayaquil, Equador (2007); Seoul, Coreia do Sul (2006), e Bogotá, Colômbia (2005).

Para mais informações sobre o STA, visite staward.org ou contate o gerente de comunicação do ITDP, Jemilah Magnusson, pelo email jemilah.magnusson@itdp.org.

iBus, em Indore, Índia. (Foto: Dario Hidalgo)

O Ecomobility World Festival deixou um legado de mobilidade sustentável em Suwon. (Foto: reprodução internet)

Metrobus, em Buenos Aires. (Foto: André Jacobsen)

O BRT em Lanzhou, China. (Foto: ITDP)

 

Tradução: Luísa Zottis