#DataPoa: o portal de dados de Porto Alegre

Porto Alegre abriu os dados!

O #DataPoa, portal de dados abertos lançado essa semana, reúne informações dos setores de saúde, meio ambiente, geografia, limpeza urbana, água, mobilidade, turismo e orçamento participativo. O objetivo é convidar a população a conhecer melhor os serviços da cidade e, assim, participar do desenvolvimento de soluções inteligentes para os problemas urbanos.

Na área de mobilidade, são quatro conjuntos de dados disponíveis, com informações referentes a acidentes, paradas de ônibus, linhas de ônibus e lotação, tabelas de horário, pontos de táxi, ciclovias e ciclofaixas e ao BikePOA. A ideia é que, de posse das informações, hackers, estudantes, programadores, jornalistas, pesquisadores, empresários – qualquer um interessado – possam criar, de forma colaborativa, aplicativos que contribuam para a melhora dos serviços.

Aos moldes do que já aconteceu em São Paulo, hackers e programadores inscritos participaram de uma maratona, encerrada na manhã de hoje, a fim de desenvolver aplicativos e softwares que melhorem a prestação de serviços públicos, tornando-os mais abertos e transparentes. Por enquanto, as informações reunidas no portal ainda não são muitas, mas a ideia é aumentar o volume de dados disponíveis estimulando a participação coletiva.