Inscrições abertas: Lee Schipper Memorial Scholarship

A Bolsa Lee Schipper Memorial Scolarship para Transporte Sustentável e Eficiência Energégica é concedida anualmente a dois candidatos extraordinários para honrar o legado do Dr. Leon J. Scheeper (foto), co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

Estão abertas as inscrições para a Lee Schipper Memorial Scholarship para Transporte Sustentável e Eficiência Energética. A bolsa, viabilizada em parceria entre a Família Schipper e a rede EMBARQ, o centro de transporte sustentável e planejamento urbano do World Resources Institute (WRI), irá premiar dois extraordinários candidatos com até dez mil dólares cada para avançar em pesquisas transformadoras relativas ao campo do transporte eficiente e sustentável.

O Dr. Leon J. Schipper (conhecido como “Lee” ou “Sr. Meter) foi um dos co-fundadores da EMBARQ e dedicou sua vida profissional à utilização eficiente da energia na mobilidade. Físico internacional, pesquisador e também estudioso da música, Lee foi um gigante do campo da eficiência energética. Esta bolsa celebra sua visão, desafios e a sabedoria com que ele contribuiu para o campo. Em 2013, os vencedores da bolsa foram a chinesa Fei Li e o indiano Sudhir Gota.

Detalhes sobre a Lee Schipper Memorial Scolarship

A Bolsa tem como objetivo expandir as contribuições para a pesquisa e o diálogo de políticas públicas no campo do transporte sustentável e da eficiência energética, com ênfase especial em contribuições “iconoclastas”, ou seja, que tragam resultados claros e transformadores, contribuindo para mudanças mensuráveis. Propostas são bem vindas das diversas etapas que alimentam o diálogo sobre o assunto, incluindo: coleta de dados e qualidade de dados, diagnóstico por meio de análise de dados (qualitativa e quantitativa), análise e avaliação de políticas e análise comparativa interdisciplinar e internacional.

Eligibilidade

Não há restrições geográficas para candidatar-se à Bolsa. Assim, pesquisadores e estudantes de todas as nacionalidades e campos são elegíveis a inscrever-se. Entretanto, aplicações devem ser enviadas em inglês – o trabalho pode ser feito em outro idioma conforme a necessidade de aumentar seu impacto. As inscrições serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

  • Coerência com as contribuições de Lee Schipper
  • Alinhamento com a ideia de transporte sustentável e eficiência energética
  • Criação resultador inovadores e transformadores (“impacto real”)
  • Viabilidade (oportuna, realista)
  • Candidato (filiação, base, as contribuições prévias e referências)

Inscreva-se agora!

Para a primeira fase da seleção, o candidato deve preencher uma expressão de motivações e interesses relativos à Bolsa, a ser completada até o dia 13 de dezembro deste ano, sexta-feira. Os interessados podem obter mais informações sobre o processo de seleção e dar início à aplicação neste link. Da primeira fase, dez candidatos serão aprovados para a próxima etapa – eles serão notificados no início de janeiro, quando uma proposta de pesquisa mais detalhada será exigida Os grandes vencedores serão conhecidos em meados de fevereiro.

Artigo originalmente publicado em inglês por  no TheCityFix. Tradução: Luísa Zottis