Top 3: os posts mais lidos da semana

3º Hartmut Schick: “O ônibus pode ser melhor do que o carro jamais foi”

(Foto: Letícia Moreira/ÉPOCA)

No artigo publicado pela revista Época, Hartmut Schick, presidente da maior fábrica de ônibus do mundo, fala sobre mobilidade urbana e afirma que as faixas de tráfego exclusivo e os aplicativos de celular darão rapidez e comodidade aos passageiros. Ele acredita que no futuro o sacrifício de deixar o carro em casa será compensado pela praticidade dos ônibus que avisam ao passageiro quando estarão no ponto e para os quais o sinal estará quase sempre verde.

Leia mais →

2º Novas métricas para medir a eficiência das ruas novas métricas

Em segundo lugar entre os mais lidos da semana, o post fala sobre a necessidade d novas métricas para medir a eficiência das ruas. O indicador, utilizado na engenharia de trânsito, considera o número de veículos que passam por determinada via a cada hora, mas não leva em conta os pedestres, por exemplo. Em 1969, o especialista Donald Appleyard desenvolveu uma métrica diferente, que considerava o nível de interação social nas ruas.

Leia mais →

1º Infográfico: Questões Urbanas

Paralelamente ao crescimento populacional, aumenta também o número de pessoas vivendo nas áreas urbanas. Hoje, o índice representa mais de 50% da população global e, em 2050, terá chegado a 75%. O infográfico Questões Urbanas, criado pela SAP, mostra algumas questões-chave que as cidades terão de enfrentar para acomodar tanta gente.

Leia mais →