Trânsito gentil vira atração turística

Gramado, Rio Grande do Sul, é um dos principais destinos turísticos brasileiros. (Foto: reprodução/internet)

Nessa semana, o site G1 chamou atenção para uma característica rara entre as cidades brasileiras: o respeito ao pedestre em Gramado. Quem anda por lá é positivamente surpreendido pela educação dos motoristas, principalmente na faixa. O bom senso é tão grande que mesmo as pessoas de outras cidades que dirigem no local seguem  o bom exemplo.

Daí surge a seguinte questão: será acontece alguma mágica quando alguém dirige em Gramado, visto que nossas cidades em geral não são assim? Ao G1, o diretor de trânsito de Gramado, Reinaldo Oliveira de Souza, explicou que a questão é cultural. “Pegou entre os motoristas locais há uma década e se consolidou com ações de conscientização, com panfletos entregues a motoristas e nas escolas”.  Além disso, a fiscalização ajuda a manter o bom comportamento na cidade que não têm semáforos, mas rótulas nas vias.

De fato seria interessante buscar que fatores motivam os motoristas a manter o respeito ao pedestre de tal forma que a conduta se dá em todas as ruas da cidade, em todos os períodos do ano. Enquanto isso, podemos constatar que, além de arquitetura, belezas naturais e outros atrativos que uma cidade turística oferece, a gentileza no trânsito é uma das principais atrações de Gramado – e que sem dúvidas, poderia ser replicada em todo o país.

 

Hoje é o último dia da votação da primeira fase do prêmio TopBlog 2013. Seu voto é fundamental pra gente. Clique na imagem para votar. É fácil e bem rapidinho: