Ponte exclusiva garante a segurança dos ciclistas em Eindhoven

Ponte estaiada para ciclistas em Eindhoven, na Holanda (Foto: Reprodução)

Mais uma vez, a Holanda mostra o respeito e a atenção que tem com as bikes.

Na cidade Eindhoven, foi concluída no ano passado a construção de uma ponte estaiada exclusiva para ciclistas. Chamada de Hovenring, a ponte fica sobre o principal cruzamento da avenida A2, uma das mais movimentadas da região.

Passam pelo local aproximadamente 25 mil veículos por dia, com os quais os ciclistas tinham de dividir o espaço na hora de atravessar a avenida, fazendo do cruzamento cenário de diversos acidentes. A Hovenring, que tem 72 metros de diâmetro, garante a total segurança dos ciclistas, que circulam com tranquilidade acima dos carros, e reduz o risco de acidentes envolvendo as bicicletas.

Diferente do que estamos acostumados a ver nas vias brasileiras, a ponte holandesa foi projetada de maneira a incluir todos os itens de segurança. Além de grades de proteção, a estrutura conta com luzes de LED de baixo impacto ambiental em toda a extensão, deixando o caminho iluminado também à noite.

É mais um exemplo da Holanda, reconhecida por ser um dos países que mais contribui para o uso das bicicletas como meio de transporte. Com uma infraestrutura urbana que trata as bikes como parte do trânsito, é de lá que vem uma série de inovações: há projetos de faixas iluminadas no chão com uma tinta capaz de armazenar energia, para que a ciclovia brilhe no escuro, e até mesmo do aquecimento das pistas, para impedir o acúmulo de gelo e incentivar as pessoas a andarem de bike também no inverno.

Veja mais fotos no Portal Mobilize.

Fontes: Inhabitat, Ciclo Vivo