Todas as cores da favela

O morro Santa Marta já foi assim, sem cor. Veja, abaixo, a transformação do cenário. (Foto: divulgação)

Um sonho e um cenário: pintar uma favela inteira no Rio de Janeiro. Este é o projeto Favela Painting, idealizado pela dupla holandesa Haas & Hahn. A inspiração surgiu há oito anos, quando visitaram o Brasil pela primeira vez. Desde então, eles já realizaram algumas intervenções artísticas, mas queriam algo maior.

Assim nasceu o projeto, cuja meta inicial era arrecadar 100 mil dólares pelo site Kickstart. E adivinha só? A meta foi superada antes do prazo final, que encerra amanhã. O local escolhido para a transformação é a Vila Cruzeiro, na zona norte carioca. Com o montante obtido, a dupla vai montar sede, equipe de moradores interessados em participar e adquirir material necessário para a grande pintura.

Cor preenche o espaço de beleza e alegria. (Foto: divulgação)

É claro que o valor não é suficiente para a favela inteira, mas já representa o primeiro passo para a concretização do sonho. O próximo objetivo é levantar 250 mil dólares para uma ação ainda maior. Eles estimam que, em longo prazo, para que a favela inteira, com suas centenas e centenas de moradias, seja modificada, será necessário um milhão de dólares.

A pintura é externa, mas o Favela Painting mostra que boas ideias e muita colaboração podem ser pontos chave para mudanças profundas. Faz com que a arte seja agente de transformação, inibe o preconceito, chama atenção para a favela e, claro, enche de vida o contexto urbano.

Saiba mais sobre o projeto no site oficial.

Haas & Hahn, na foto, já coloriram algumas comunidades ao longo de oito anos. (Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Fonte: Época

Gostou deste post?

O TheCityFix Brasil está concorrendo ao Prêmio TopBlog 2013. Nos ajude a passar para a próxima fase.

Para votar, clique aqui ou na imagem abaixo. É rápido e fácil. Falta 10 dias!