Um aplicativo pela acessibilidade

Aplicativo reúne relatos de problemas de acessibilidade nas cidades brasileiras

De uma parceria entre a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e a IBM nasceu o Rota Acessível, um aplicativo gratuito criado para realizar um levantamento da acessibilidade nas ruas das cidades brasileiras.

A ideia é que os usuários compartilhem as dificuldades de acessibilidade que encontram em seus caminhos diários, colaborando para a construção de uma base de conhecimento sobre a mobilidade urbana. E para isso a plataforma possui uma série de tópicos sobre os quais as pessoas podem informar a situação ou relatar problemas: vagas especiais, calçadas, rampas de acesso, iluminação pública, semáforos para pedestres, faixa de pedestres, sinalização visual e sinalização tátil.

Ao selecionar o tópico sobre o qual deseja fazer o relato, o usuário deve também adicionar uma foto que comprove as informações incluídas no aplicativo. Além disso, os dados e relatos compartilhados ficam dispostos também nos gráficos gerados pela ferramenta e podem ser visualizados por qualquer pessoa.

No desenvolvimento da nova plataforma, o Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil utilizou tecnologias de mobilidade, colaboração e análise de dados, a fim de gerar um levantamento inteligente e confiável. O objetivo do aplicativo é identificar as principais necessidades de acessibilidade da população e formar uma base de dados que possa ser útil às instituições que trabalham em auxílio às pessoas com deficiência.

Fonte: Catraca Livre

 

 

  • Pamela G. C Pereira

    como faço para abaixo esse app no meu cel?
    Meu esposo é um cadeirante e temos muita dificuldade como tbm temos vivencia de rotinha.
    Amei isso, assim nos ajuda bastante.
    Grata,
    Pamela Pereira

    • EMBARQ

      Oi, Pâmela!

      Basta acessar a ferramenta de download de aplicativos do seu smartphone e fazer a busca pelo nome do aplicativo (tanto para Android quanto para iPhone). Ele é gratuito.

      Obrigada por acessar nosso blog e entrar em contato!

  • Pingback: Top 3: os posts mais lidos da semana | TheCityFix Brasil