Que tal uma carona?

O trânsito de São Paulo pode ser caótico, mas não deixa de ser fonte de inspiração para ideias de alternativas práticas e inovadoras. Sites e aplicativos foram criados oferecendo diferentes funcionalidades: calcular rotas para ir de bicicleta, receber e compartilhar informações sobre o transporte coletivo, informar problemas de trânsito, localizar estações e estacionamentos de bicicleta e por aí vai.

Nessa onda, nasceu também o Caronetas, um site de caronas inteligentes que facilita a vida de quem quer dar ou receber uma carona. Para participar, basta fazer um cadastro, individual ou da empresa em que trabalha. A partir daí, os interessados registram seus trajetos e horários, e o site se encarrega de mostrar aos que têm carro os colegas que percorrem o mesmo caminho para que possam oferecer uma carona. Cabe ao motorista decidir o valor que vai cobrar pela carona e ao passageiro resolver se aceita ou não.

Com a plataforma, os motoristas não só ganham dinheiro com o carro, como contribuem para diminuir os congestionamentos e a poluição. Além desses benefícios, as caronas são uma maneira de conhecer pessoas novas ou melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho. Em uma época em que o modo de vida pode facilmente contribuir para um individualismo cada vez maior, oferecer uma carona pode ser uma fenda: uma pequena atitude para recuperar ou manter o senso de coletividade.

Clique aqui para cadastrar sua empresa ou aqui para se cadastrar pelo Facebook.