O estacionamento que virou parque

Los Angeles está transformando terrenos baldios e estacionamentos em qualidade de vida para os habitantes. Trata-se do projeto 50 Parks Initiative, promovida pelo Departamento Municipal de Recreação e Parques, que está criando vida no asfalto com a construção de áreas verdes nos bairros da cidade.

O objetivo é incentivar a interação entre a vizinhança, proporcionando benefícios físicos, sociais e de saúde para as pessoas, além de enriquecer o ambiente urbano com vegetação e ar puro. E o mais legal é que os próprios moradores colaboram com sugestões para as novas áreas. Saiba mais no vídeo:

Desde 2012, quando a iniciativa teve início, Los Angeles ganhou 17 novos parques. Exemplo é o Spring Street Park, que já foi – acredite – um estacionamento para carros. O arquiteto Michael Lehrer, do escritório Lehrer Architects, responsável pelo projeto, contou ao This Big City que os moradores abraçaram a causa e já incorporaram o parque às suas vidas. “É como se o Parque estivesse sempre lá. É inevitável. Ele atinge o acorde de alegria, a comunidade, e a percepção de que o ambiente urbano alimenta o parque”, disse.

De fato, construir áreas verdes nos espaços públicos é devolver às pessoas o direito de uma vida com qualidade, dar à cidade a chance de ser mais humana e criar um novo sentido à vida urbana. Sem contar que é comprovado cientificamente que viver perto de parque deixa as pessoas mais felizes e saudáveis (leia aqui).

Spring Street Park: era estacionamento, virou área de convivência. (Foto: divulgação)

As crianças ganharam mais um espaço para as brincadeiras. (Foto: divulgação)

O Spring Street Park visto de cima. (Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O antigo estacionamento virou parque. (Foto: divulgação)

No site oficial, é possível ver as fotos de todos os parques construídos pela iniciativa.

Fontes: ThisBigCity, laparks.org