Por uma cidade mais humana, Viva Rio!

E se, nas cidades, houvesse mais dedicação para transformar o espaço urbano e a qualidade de vida das pessoas?

No Rio de Janeiro, o Viva Rio está cumprindo este papel. A organização desenvolve projetos nas áreas de segurança, educação, artes e esportes, saúde e meio ambiente em comunidades cariocas. Os impactos são tão positivos que ela foi eleita uma das 100 ONGs mais importantes do mundo pela revista Global Journal.

Isso se deve a inúmeras ações implantadas em larga escala. Exemplo é a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições, que desde 2011 já recolheu mais de 638 mil armas. A iniciativa tem parceria com a Polícia Militar e visa conscientizar cada vez mais pessoas sobre os riscos da posse de armas.

Campanha pelo desarmamento. (Foto: Flickr/Viva Rio)

Um fruto também positivo da ONG é o projeto Viva Favela, primeiro site de notícias da periferia brasileiro. Através da iniciativa, o morador pode narrar sua própria história e mostrar uma nova perspectiva – de dentro para fora, e não o contrário – do cotidiano na favela. Conhecer o portal surpreende não apenas pela qualidade da produção, mas por descobrir uma identidade cultural que os noticiários não mostram. Hoje, o Viva Favela articula mais de 1.700 usuários cadastrados e conta com mais de 200 correspondentes ativos, produzindo e compartilhando conteúdo.

Outra ocasião em que o Viva Rio atuou foi no caso das fortes chuvas no Rio, em 2011. A ONG enviou 180 voluntários que trabalharam em conjunto com a Polícia Militar para garantir a entrega das doações com segurança. Um ano antes, enviou aos atingidos pelos terremotos no Haiti sete contêineres com materiais hospitalares, de higiene, roupas, mobiliário, computadores e alimentos não perecíveis.

O Viva Rio tem uma atuação tão expressiva que boa parte de suas ações culminaram em políticas públicas, reproduzidas pelo Estado e também por outras organizações e empresas. A ONG mostra que é possível tornar as cidades mais seguras, menos desiguais e as pessoas mais felizes. Confira, em fotografias, um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos:

O projeto Balcão de Direitos presta consultoria jurídica gratuita a comunidades de baixa renda. (Foto: Flickr/Viva Rio)

Projeto esportivo no Haiti. (Foto: Flick/Viva Rio)

Projeto de saúde em Guadalupe. (Foto: Flickr/Viva Rio)

Formandos do projeto Maré. (Foto: Flickr/Viva Rio)

Preservação do Arquipélago das Ilhas Cagarras. (Foto: Flickr/Viva Rio)

Amigos da escola. (Foto: Flickr/Viva Rio)

Saiba mais sobre a instituição no site oficial.