Friday Fun: vamos consertar a cidade?

Nossas cidades estão machucadas: ruas esburacadas, sem iluminação, calçadas em desnível, lixo no chão e por aí vai. O cenário é tão comum que já deixamos de prestar atenção aos problemas urbanos. Pensando nisso, um grupo de amigos criou uma solução bem criativa: os Curativos Urbanos.

(Foto: reprodução/Facebook)

A primeira intervenção, em 2013, na Av. Paulista, foi bem surpreendente. “Colamos o band-aid e ficamos olhando de longe para ver o que acontecia. De repente, dois caras chegaram, viram o curativo e arrancaram do buraco”, contou a publicitária Jeniffer Heemann ao SampaCriativa, uma das integrantes da iniciativa. Já desapontados na volta pra casa, veio a surpresa: “Mais para a frente, em outra rua, vimos o adesivo, que havia sido tirado para tampar outro buraco”.

Hoje, mais de um ano depois, os curativos se multiplicaram para outras cidades: Campinas e Assis (SP), Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Vitória da Conquista (BA), Barra do Bugres (MT). Ações independentes levaram a ideia, inclusive, para Roma, na Itália.

Se eles resolvem, de fato, os problemas para os quais chamam atenção, nem os amigos Renato Forster, designer, Rafaella Wolf, arquiteta, Ana Carolina Angotti, urbanista, Maria Occarina, relações públicas, Aline Peres dos Santos, jornalista e Jeniffer Heemann, publicitária (autores da iniciativa), têm certeza, embora contem que muitos deles foram consertados algumas semanas depois de receber o curativo urbano.

Mas uma coisa é certa: a iniciativa prova que melhorar a nossa cidade não é tão difícil quanto pensamos e simples ações, com um pouco de criatividade e colaboração, podem despertar o interesse público para, quem sabe, promover uma real transformação. Acompanhe as fotos e novidades sobre a iniciativa na página oficial do Facebook.

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

 

Aprenda a confeccionar um curativo urbano clicando na imagem abaixo:

Confira o passo a passo do Curativo Urbano!